X
X

Buscar

Mostra do Fundo Municipal de Apoio à Cultura expõe 12 projetos beneficiados com a iniciativa

Evento foi realizado na noite de sexta-feira, 14

A Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural, promoveu na noite de sexta-feira, 14, a Mostra do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. O evento contou com a exposição dos 12 projetos beneficiados por meio da iniciativa em 2018.

Ao todo, foram destinados R$ 160 mil do fundo para que os projetos saissem do papel e dessem vida à cultura da cidade. São obras literárias, fotográficas, artísticas e poéticas que dão a cara do dia a dia e da história de Brusque.

Um dos contemplados com o projeto foi o jornalista e radialista Jaison Lorenceti, com a obra Teatro Triplo, assinado também pelos escritores Catiane da Cruz e Gabriella Bonamente.

“Na verdade a ideia do livro surgiu após um processo criativo que eu, a Gabi e a Catiane iniciamos em 2016, no curso de formação para escritores. Então, passamos por todo esse processo de aprendizagem da poesia, que era algo que a gente não dominava. A partir do momento que começamos a nos envolver, nossa relação com a cultura foi crescendo e, então, resolvemos lançar um livro de poesias através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura”, afirma Lorenceti.

O jornalista, radialista e agora escritor comenta sobre a importância do fundo que tem como principal objetivo resgatar e promover a história da cidade por meio da valorização aos artistas locais. “Por meio da iniciativa, podemos ver a riqueza cultural que há em Brusque e o trabalho das pessoas para que isso aconteça. Há uma voz cultural que emana artistas locais para mostrar a cultura e dizer para a cidade que é preciso um olhar cultural diferente.

O fundo proporcionou o lançamento do livro e foi uma experiência assustadoramente agradável para quem nunca havia se envolvido diretamente com a cultura”, observa. “A gente acaba se envolvendo mais, querendo mais, e avançar muito mais nesse campo. É preciso destacar que a cultura realmente traz a ligação do homem com a sociedade. A gente começa a perceber a sociedade e o que a gente tem a partir de movimentos culturais, os desafios que enfrentamos e como a cultura pode nos ajudar, esclarecer ou indagar porque determinadas coisas acontecem”, ressalta.

Presentes no ato, o prefeito de Brusque, José Ari Vequi, e a secretária da Educação, Eliani Busnardo Buemo, enalteceram a diversidade de projetos e os grandes valores mostrados pela cultura local. Para Vequi, é função do poder público estimular o resgate da história da cidade. “Temos grandes artistas que merecem ser valorizados, e sabemos que para isso é necessário apoio, e, principalmente, mais investimentos. Cultura é uma devoção, exige dedicação, e precisamos fomentar esse sentimento”.

Para Eliani, são os artistas que dão uma brilho maior à cidade. “É um momento de muita alegria ao ver aqui trabalhos belíssimos sendo apresentados. Me sinto extremamente grata em fazer parte deste momento, de vivenciar a construção da história e da cultura de Brusque”, comenta.

Além da Mostra do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, o prefeito, a secretária, além do coordenador da Fundação, Igor Alves Balbinot, bem como autoridades, artistas e demais convidados, também comemoraram na oportunidade a entrega da revitalização do prédio da Fundação Cultural.

Veja os 12 projetos aprovados em 2018:

Projeto: “A Voz da Experiência – Quadrinhos para rir e refletir”
Proponente: Aldo Maes dos Anjos

Projeto: “Partilha Coletiva – Programa de Residência Artística”
Proponente: Márcia Cardeal

Projeto “Teatro Triplo – Poesia Contemporânea Brusquense”
Proponente: Catiane da Cruz

Projeto: “Escalafobéticos: identidades invisíveis tornadas visíveis”
Proponente: Elisângela Bertolini Brasil

Projeto: “Montagem Teatral “Fanny, A Rainha da Cidade”
Proponente: Roner Lucas Becker da Luz

Projeto: “Brusque – Os 60 e o 160: Elementos da nossa História”
Proponente: Rosemari Glatz

Projeto:”Capim”
Proponente: Calinho Luminoso

Projeto: Assessoria Artística e Poética/ Curadoria de uma exposição individual
Proponente: Ederson Simas

Projeto: “Lugares em mim – cartões postais para espaços íntimos”
Proponente: Vitor Hochsprung

Projeto: “Laboratório de Escuta e Escrita – Experiências artísticas e sonoras”
Proponente: Patrícia de Souza;

Projeto: “Arco Elétrico”
Proponente: Moacir José Visconti

Projeto: “Mostra Fotográfica – Paysandú 100 anos: Fatos em Fotos”
Proponente: Rafael João Scharf