Motorista de caminhão de lixo que atropelou meninas é solto após pagar fiança
José Romário Silva dos Santos estava preso na UPA de Brusque desde a quarta-feira, 16, dia do acidente
O motorista de caminhão de lixo José Romário Silva dos Santos, 36 anos, foi liberado da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque, na tarde de quinta-feira, 17.
O funcionário da empresa Recicle havia sido preso em flagrante, na quarta-feira, 16, acusado de homicídio culposo e lesão corporal, após atropelar duas meninas, uma de 8 anos e Luana Fátima de Oliveira, 16, que morreu no local.
Durante a prisão, o delegado Fernando de Faveri não pode arbitrar fiança no dia 16 porque a pena para o crime é superior a quatro anos. Neste caso, a fiança foi requerida ao juiz, que determinou dez salários mínimos, ou seja, R$ 8,8 mil.
Leia também: Hospital atualiza estado de saúde de menina atropelada
O advogado Wendel Laurentino explica que o Judiciário analisou os antecedentes de Santos, e possibilitou a soltura por não ter nenhuma passagem policial e ter residência e emprego fixo.
Santos relatou para o advogado que fazia a coleta do lixo na rua Dorval Luz, no bairro Santa Terezinha, quando parou quase em cima da faixa de pedestre e ficou aguardando os coletores recolherem o lixo.
Após o sinal que poderia seguir, ele olhou pelo retrovissor e engatou a 1ª marcha, sem perceber a presença das meninas.
O motorista sentiu apenas o solavanco no rodado traseiro e parou ao ser avisado pelo motorista de um caminhão que vinha no sentido contrário. “Ele disse que parou o caminhão, desceu e viu que uma menina já estava morta e a outra bastante machucada. Como começou a chegar pessoas, ele ficou com medo de represália e pediu para um dos coletores ficar no local para acionar o socorro e voltou para a empresa”, detalha o advogado.
Agora, Santos deverá responder o processo em liberdade.