A ambulância do Samu ficou destruída – Crédito: Divulgação Samu |
Um grave acidente na rodovia SC 411, em São João Batista, deixou o motorista de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Tijucas bastante ferido. A ambulância, um Ford/Transit, estaria indo atender um chamado de caso clínico em Nova Trento por volta das 14 horas deste sábado, 21 de julho, quando o acidente aconteceu, envolvendo também um caminhão de bebidas de Balneário Camboriú e um veículo Citroen C3.
De acordo com informações do Samu, os socorristas Ivonei Gallas, de 32 anos, que conduzia o veículo, e Eliara Fernandes 27 anos, seguiam pela rodovia em direção a Nova Trento quando próximos do bairro Krequer, segundo testemunhas, o carro teria cortado a frente da ambulância. O motorista perdeu o controle e se chocou contra o caminhão de bebidas.
Socorro
A ambulância ficou completamente destruída. Eliara teve apenas escoriações leves, mas Gallas ficou preso às ferragens e teve fraturas na perna e no braço. A própria Eliara prestou os primeiros socorros ao colega, na medida de suas possibilidades, antes da chegada de outras ambulâncias. O Corpo de Bombeiros de São João Batista foi acionado, e prstou os primeiros atendimentos, junto à equipe do Samu de Nova Trento.
Também estiveram no local socorristas do Samu de São José e o helicóptero Águia 1 da Políca Militar foi deslocado de Florianópolis com socorristas do Samu da Capital. O motorista da ambulância foi encaminhado ao Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, pelo helicóptero da PM e a outra socorrista foi levada ao Hospital de Tijucas pelo Samu de São José para realizar exames, mas não apresentava ferimentos graves.
Os motoristas e condutores dos outros veículos não se feriram. A PM precisou controlar o trânsito no local, que ficou congestionado até a conclusão do atendimento às vítimas.