Criadouro do Aedes aegypti: terreno com móveis abandonados preocupa moradores no Santa Rita, em Brusque

Moradores da vizinhança foram contaminados pelo mosquito

Criadouro do Aedes aegypti: terreno com móveis abandonados preocupa moradores no Santa Rita, em Brusque

Moradores da vizinhança foram contaminados pelo mosquito

Moradores da rua Emílio Niebuhr, no bairro Santa Rita, estão incomodados com móveis e lixos jogados em um terreno baldio que fica ao final da rua. Eles suspeitam que o local possa ser um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, já que outros vizinhos próximos ao local foram contaminados.

O terreno fica em frente a três prédios e o descarte é feito por alguns moradores dos edifícios. Um morador, que prefere não de identificar, conta que fez a denúncia, mas não obteve respostas. “Mandei fotos e mensagem para o número de denúncias da dengue”, diz.

O homem informa que são dois terrenos e que a pessoa que comprou o imóvel do lado fez a limpeza dos dois, mas fechou somente o que lhe pertencia. O morador diz que o local não fica limpo por muito tempo e que sempre enche de móveis, colchões e muito lixo.

“Tenho parentes que também moram nesta rua e todos eles já pegaram dengue. Então, o lugar é um criadouro do mosquito. Como já fizemos a limpeza e não resolveu, o ideal seria que o dono fosse identificado e que o terreno fosse fechado, pois só a limpeza não adianta”, afirma.

A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, conta que o local foi fiscalizado nesta segunda feira, 30, e foi constada a infração. Porém, o dono do terreno não foi encontrado. O caso então foi passado para a Vigilância Sanitária, para que o proprietário seja identificado e autuado.

Doença no bairro

Os dados sobre casos de dengue em Brusque foram atualizados nesta segunda-feira, 30, pela Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio do Programa de Combate a Endemias. De janeiro até agora, o município soma 4.260 casos.

A equipe técnica do Programa de Endemias considera o bairro Santa Rita como infestado. Nele, foram registrados 127 casos de dengue desde o inicio de 2022. Atualmente, o bairro possui 63 focos do mosquito, sendo um total de 1.079 em toda a cidade.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo