Movimento nos cemitérios é intenso para a limpeza de túmulos para Finados
Fiéis aproveitam véspera do feriado para levar flores aos entes queridos
Fiéis aproveitam véspera do feriado para levar flores aos entes queridos
Há mais de 10 anos nos dias que antecedem o feriado de Finados, dona Maria Tereza Galdino se dirige ao cemitério Parque da Saudade para limpar e trocar as flores dos túmulos de alguns de seus familiares. A tarefa, desempenhada religiosamente todo o ano, é uma forma de homenagear os entes queridos.
Assim como dona Maria, milhões de pessoas do país todo também aproveitam os dias 29, 30 e 31, além do próprio feriado religioso, para realizarem a manutenção dos túmulos e para enfeitá-los.
“Minha sogra, minha cunhada, minha nora e meu sobrinho estão enterrados aqui. Eu não venho limpar só nessa época, eu venho ao longo de todo o ano”, conta dona Maria. “Sempre cuidei da minha sogra, eu vinha com ela aqui limpar os outros túmulos e ela me perguntava quem iria limpar o dela quando ela morresse, e eu prometi que cuidaria. Ela era como uma mãe pra mim”, completa.
O bombeiro aposentado Renato Luiz Soares também aproveitou a tarde de segunda-feira, 31, para limpar os túmulos de seus familiares. No Parque da Saudade estão enterrados seus avós e seu pai.
“É um costume cristão. Eu sempre venho até aqui para limpar, trocar as flores e também para rezar”, conta.
Para higienizar os túmulos, Renato, dona Maria e os demais visitantes do cemitério Parque da Saudade se depararam com um contratempo: não havia água em torneira alguma do local. O motivo, afirmou a administração do cemitério, foi a obra da rua Bulcão Viana.
Trânsito
Em função do aumento no número de visitas ao Parque da Saudade durante o feriado de Finados, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade definiu algumas rotas alternativas de acesso. Ao longo do dia, a entrada principal ao cemitério será pelas ruas Azambuja e Ricardo Knihs.
Parte da rua Bulcão Viana permanecerá interditada devido às intervenções de drenagem e de pavimentação da via. Segundo a secretaria, os agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) estarão no local para monitorar o fluxo de veículos e auxiliar nos horários de maior movimentação.