Movimento Nós Podemos Brusque sedia reunião da coordenação estadual
Evento reuniu representantes de empresas, organização de classe e da sociedade civil, além de representante do governo
Como parte das atividades de implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas instâncias das organizações signatárias do Movimento ODS – Nós Podemos Brusque, foi realizada na manhã de quinta-feira, 23, na CDL Brusque, a segunda reunião aberta de trabalho com signatários representantes de organização de classe, organização da sociedade civil, empresários e representantes do governo do município de Brusque.
O objetivo foi compartilhar, primeiramente com os signatários do Movimento, as ações planejadas para os próximos meses. Na ocasião, dentro do momento 30 em ponto, foram discutidos e apresentados pela coordenadora adjunta de mobilização, Camille Rebeca Bruns, e pela coordenadora adjunta da comunicação, Tais Carolina Werner, o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
O ODS 11 visa tornar as cidades inclusivas, seguras e sustentáveis. Já o ODS 12 tem como objetivo assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. As metas incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; entre outros.
Na reunião também foi apreciado o projeto do Colégio São Luiz, com o tema: “Coração Aberto & Solidário”, apresentado pela psicopedagoga Salete Batisti. O projeto embasado nos ODS explora e vivencia os valores humanos como: amor, disponibilidade, união, fraternidade, humildade, disciplina, cordialidade, solidariedade, diálogo, honestidade, responsabilidade e respeito. Alinhados com a programação curricular normal, o projeto vincula ações que possibilitam aos alunos entenderem que os conteúdos trabalhados em sala de aula podem e devem ser usados no seu dia a dia. Faz parte do Projeto temas relevantes da Onu/Unesco.
O encontro aconteceu ao logo de todo o dia. Na parte da manhã somente com os signatários do movimento Brusque e na parte da tarde a reunião foi comandada pela coordenação estadual onde estiveram presentes os comitês regionais de Brusque, Itajaí, Blumenau e Joinville. Os participantes serão disseminadores das informações obtidas nos seus respectivos municípios e órgãos em que trabalham.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) envolvem diversas metas que foram estabelecidas pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em áreas como saúde, meio ambiente, combate à miséria, entre outras, que devem ser alcançadas pelos países signatários da instituição até o ano de 2030.
Para isso, foi definida a estratégia de estimular a adoção de medidas gerenciais mais efetivas, com ênfase no planejamento e no monitoramento do processo de implementação dessas ações, inclusive com novas formas de atuação, além do estímulo ao exercício do controle social.
A coordenadora geral do Movimento ODS – Nós Podemos Santa Catarina, Katiane Vieira juntamente com a gestora Regina May de Farias, afirmaram que é de extrema importância a participação efetiva dos signatários para dar concretude às metas estabelecidas nos ODS.