Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Movimentos sociais não participam do movimento dos caminhoneiros

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Movimentos sociais não participam do movimento dos caminhoneiros

Raul Sartori

Sem bandeiras
Uma postagem em rede social, de alguém que não foi possível identificar, diz tudo sobre o movimento dos caminhoneiros quando observa que a greve não tem bandeira da CUT, PT, LGBT e outras. Não tem feminista pelada mostrando sovaco peludo e seios caídos; nem tem artista que mora em Paris e vem encher nossa paciência por aqui. Não tem filósofos de universidades esquerdistas e não tem frei comunista e nem tem malandro sindicalista. Não tem lojas sendo saqueadas e depredadas; não tem grito de guerra pedindo a liberdade de um ex-presidente presidiário e nem tem militante mascarado e nem universitário quarentão. Só tem gente honesta, trabalhadora, que não aguenta mais trabalhar para sustentar políticos corruptos e suas mordomias.

Menos impostos
Até para o governo de SC não ser visto como mais uma Geni nesse barulho todo dos caminhoneiros e do desabastecimento de combustíveis, o governador Pinho Moreira veio a público afirmar que a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no estado é de 25% sobre a gasolina e 12% sobre o óleo diesel, percentuais que, garante ele, são os menores do Brasil. Nos outros estados varia de 25% a 34%. Convenhamos, um absurdo. Governos perdulários que praticamente assaltam, e da forma mais fácil, porque o consumidor não tem como escapar. Assalto que também acontece nas faturas de energia, telefonia, água, etc. Todos estão realmente fartos disso.

Silêncio
Alguém pode explicar porque os pré-candidatos ao governo de SC não vieram a público dizer se são a favor ou contra a greve dos caminhoneiros? Que sejam alertados que nas eleições de outubro haverá os que se lembrarão dos covardes e agora. Esperidião Amin (PP) e Décio Lima (PT) se manifestaram no 13º Dominó do Bóca Cunha. Leia nas páginas 14 e 15.

Afirmação
“O PSDB-SC tem projeto, sabe o que quer e aonde quer chegar”. A afirmação está em nota dos tucanos catarinenses emitida no último fim de semana, um tanto irritados com manifestações de dirigentes e pré-candidatos de outras siglas partidárias “que quando externam o desejo de ter o PSDB para formar coligação com as suas siglas, o fazem de forma depreciativa e tentando interferir nos rumos do nosso partido”.

Anotações
O ex-governador Raimundo Colombo, pré-candidato ao Senado, agora não deixa de visitar qualquer cidade ou região que não tenha anotado tudo o que fez enquanto esteve no comando do Executivo. Sabe, que a memória da maioria é curta. E como!

 

Resposta
Critica-se, inclusive aqui, que muitos torcedores de futebol residentes em SC, natos ou não, preferem clubes de fora em primeiro lugar, depois os estaduais ou locais. Talvez mudem de opinião ao saber que quando podem, os craques que tanto adoram também ignoram SC, como Ronaldinho Gaúcho, que está se preparando para levar sua escolinha de futebol a vários Estados. E qual deixou fora?

Preciosidade
Nesse momento, em que a falta de emprego desespera milhões, vê-se luz no final do túnel, principalmente para os jovens. E essa chama atende pelo nome de Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-SC), presidida por Mércio Melsky. A entidade que tem como metas a inclusão do jovem no mercado de trabalho, combater a evasão escolar e inclusão social por meio da autoestima e do aumento da renda familiar, fundada há 30 anos, cadastrou 67 mil jovens em 2017. Destes, 63 mil foram acolhidos nos seus programas e 32 mil conseguiram contratação como adolescentes aprendizes ou estagiários. O centro conta com 4,5 mil empresas e entidades públicas parceiras e está presente em todos os municípios do Estado. Na fila, esperando sua oportunidade, estão mais de 91 mil jovens.

Roteiro de Meirelles
Agora pré-candidato do MDB a presidente da República, Henrique Meirelles está montando um roteiro de incursões pelos estados. Já sabe onde não deve ir, como Alagoas, Ceará e Paraná, onde o partido apoiará o candidato indicado por Lula. Em SC não há restrições, por enquanto.

Sangria
O deputado estadual petista Dirceu Dresch interpreta um sentimento de milhões de catarinenses do interior revoltados com a forma como vem sendo conduzido o processo de recuperação da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Desde 1990 já foram realizados 20 contratos entre o governo do Estado e as empresas responsáveis pelas obras da estrutura, que já levaram cerca de R$ 600 milhões. Sua finalização ainda dependerá de novos aditivos.

Popularidade
O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, esteve em Joinville para uma palestra na Expoville. A surpresa maior foi a presença de 600 pessoas. Simpatia e acolhimento que se repetiu em almoço com 70 personalidades importantes da cidade, como Moacir Thomazzi, presidente da Associação Comercial (Acij), e Frederico Cardoso dos Santos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local.

Famílias na política
Apesar de transversal ao aqui enfocado, vale dizer, ainda sobre famílias que não ficaram ricas na política de SC, que os Ramos, de origens lageanas, produziram quatro governadores: Vidal, Nereu, Aderbal e Celso Ramos. Nereu se tornou presidente da República.

Turismo religioso
O turismo religioso movimenta anualmente mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil este volume é de 17,7 milhões de viajantes, segundo dados do Ministério do Turismo (2016). Neste mercado, um dos destaques no país é Nova Trento, como aponta relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae-SC: a cidade, terra de Santa Paulina, recebe cerca de 840 mil visitantes por ano.

Limitações
Desola saber que mesmo havendo uma lei federal, pessoas não toleram cães-guia nos veículos de transporte coletivo em SC, por ignorância, falta de informação e intolerância mesmo. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência está pedindo posicionamento do Departamento de Transportes e Terminais (Deter-SC) sobre isso, diante de vários casos em que cães-guia e seus donos (cegos, em sua quase totalidade) tiveram que desembarcar dos ônibus. Em táxis está mais fácil.

Supremos
Na semana passada, em palestra para empresários em Curitiba, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou ser “mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um corrupto serial rico ser mantido preso por alguns colegas meus”. Colegas dele do Supremo Tribunal Federal. Socorro!

Conciliação
Sites do meio jurídico estão destacando a iniciativa da presidente do Tribunal Regional do Trabalho de SC, desembargadora Maria Eleda Migliorini, que quarta-feira saiu de seu gabinete e foi até a sala de audiências conciliatórias e intermediou pessoalmente negociação entre partes em três acordos. Só naquele dia foram feitas 61% de conciliações, envolvendo pagamentos de R$ 320 mil em acordos em um só dia.

Gueto
Entrincheirada em si própria, a UFSC ainda atua como se fosse um gueto em relação à realidade e às necessidade da comunidade onde está sediada. Um exemplo: não participa ativamente do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) mas tem um pomposo Observatório da Mobilidade Urbana, com estudiosos disso e daquilo, que agora anuncia ter desenvolvido um projeto de pesquisa que busca melhorias para o transporte coletivo. Projeto que já tem ações bem adiantadas, sem a colaboração da universidade federal.

Gueto 2
Isto não significa que tenha boas ideias, como em relação à ponte Hercílio Luz. Como se sabe, o Deinfra propõe que o sentido de tráfego de veículos, assim que ela for reinaugurada, seja misto e de mão única conforme o fluxo de veículos nos horários de pico (como, por exemplo, no período da manhã sentido continente-centro e à tarde no sentido centro-continente). O Observatório alerta que a proposta não resolve completamente o problema. Por isso, a melhor solução seria a ponte ser utilizada somente para o tráfego do transporte coletivo, pedestres e ciclistas.

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