MP-SC acusa diretor-presidente do Samae de realizar pagamento irregular

Órgão diz que servidor beneficiado por gratificações era correligionário de Betinho Bolognini

MP-SC acusa diretor-presidente do Samae de realizar pagamento irregular

Órgão diz que servidor beneficiado por gratificações era correligionário de Betinho Bolognini

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) denunciou à Justiça dois funcionários do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque. A petição inicial foi apresentada nesta terça-feira, 14.

De acordo com a apuração do MP-SC, em 9 de junho de 2015 o diretor-presidente do Samae, Roberto Bolognini, nomeou o servidor efetivo Maicon Buss para a função de confiança como agente de estação de tratamento de água.

Veja também:
Projeto da duplicação da Ivo Silveira não contempla trecho urbano de Brusque

Conheça as atrações da Festa de Azambuja, que acontece neste fim de semana

Recordista Walter Orthmann recebe medalha do Tribunal Superior do Trabalho

Segundo o Ministério Público, Buss passou a receber acréscimo de 30% sobre o salário pela função de confiança. O promotor Daniel Westphal Taylor, da 3ª Promotoria de Justiça, narra que o servidor recebeu o adicional até novembro de 2017.

No total, foram dois anos e quatro meses em que o funcionário recebeu os valores. Segundo cálculos do MP-SC, o Samae lhe pagou R$ 20,1 mil em gratificações.

Foi em novembro de 2017 que o MP-SC recebeu a denúncia do que estava ocorrendo e abriu um inquérito civil para apurar o caso. Segundo a Promotoria, a própria nomeação de Buss para função comissionada foi irregular.

O MP-SC sustenta que Buss já era servidor de carreira e que as funções pelas quais ele recebeu a mais já eram inerentes ao seu cargo. Não haveria, portanto, motivo para o pagamento de adicionais.

Outro ponto informado pelo promotor na peça processual é que Buss era “correligionário político” do diretor-presidente.

O entendimento do Ministério Público é que o pagamento e o recebimento dos mais de R$ 20 mil foram irregulares e causaram prejuízo aos cofres públicos. Por isso a Promotoria pede a condenação dos dois agentes públicos por improbidade administrativa.

Defesa
Em depoimento ao MP-SC durante o inquérito, o diretor-presidente do Samae justificou que o servidor havia recebido a gratificação porque ele “passou a exercer atividades extras que não fazem parte do descritivo de seu cargo, pois assumiu a responsabilidade sobre a manutenção das bombas dosadoras e calibração dos phmetros, que são equipamentos que precisam de limpeza e substituição de peças frequentemente”.

“Todavia, durante a instrução do inquérito civil, o Ministério Público inquiriu diversos servidores do Samae, os quais disseram que, na verdade, Maicon Buss não era responsável pela manutenção das bombas dosadoras e pela calibração de phmetros e que a gratificação foi concedida a Maicon Buss por motivos políticos”, contrapôs o promotor na petição.

Veja também:
Com 65 anos de história, coral da paróquia Santa Teresinha será anfitrião de encontro de corais

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Bairros de Blumenau ganharão parques nas margens de dois ribeirões

Procurado, Maicon Buss rebateu a acusação. Disse que não há nada de ilegal no pagamento de adicional.

Segundo Buss, ele recebe os 30% a mais porque ocupa o cargo de coordenador, portanto, comissionado. Além disso, de acordo com ele, a carga horária dele é de seis horas diárias, mas, na verdade, ele trabalha oito horas e fica disponível nos fins de semana, sem receber hora-extra.

Buss também informou que realiza a manutenção dos microssistemas isolados do Samae. Segundo ele, o pagamento do adicional é uma compensação por esse serviço diferenciado.

O Município tentou contato com Bolognini em três números de celular, mas sem sucesso. A reportagem também falou com o departamento jurídico do Samae, mas foi informada de que somente o diretor-presidente deveria se manifestar no caso.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo