Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

MP-SC aprova moção contra projeto que propõe que a caça seja classificada como atividade cultural

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

MP-SC aprova moção contra projeto que propõe que a caça seja classificada como atividade cultural

DESTAQUE: MUNDO ANIMAL

Raul Sartori

Mundo animal
O MP-SC aprovou moção, sexta-feira, contra projeto de lei e um decreto legislativo de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC). Ambos propõem que a caça possa se organizar como atividade de cunho cultural, como uma prática social ou mesmo econômica. A moção já foi enviada ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa dos Animais para fazer o esperado barulho no Congresso Nacional. Correto. Mas o MP-SC poderia fazer mais, e tirar o telhado de vidro sobre si, se conseguir condenar os impunes praticantes da ilegal farra do boi, puxada de cavalos, briga de galos, cães, canários e outros bichos que acontecem em todo estado.

Modelo tubaronense
Que sirva de referência para as demais prefeituras de SC – já que o problema representa um flagelo geral – projeto de lei em discussão em Tubarão determinando que obras de pavimentação de vias públicas só sejam feitas se antes, nas mesmas, forem instaladas redes de esgoto fluvial, cloacal, de água, elétrica ou outras.

Óleo de cozinha
Pela lei estadual 17.261, sancionada semana passada pelo governador Raimundo Colombo, todos os estabelecimentos comerciais que vendem mais de 500 litros de óleo de cozinha por mês deverão disponibilizar aos consumidores postos de coleta do produto já utilizado e, também, oportunizar sua destinação correta.

Avaliação
O Conselho Universitário da UFSC realizará sessão ordinária, amanhã, e na ordem do dia está, entre outros assuntos, uma avaliação da midiática operação da Polícia Federal ocorrida no seu campus, na penúltima semana, com a prisão de seu reitor.

Sucupira
Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, lembra Sucupira, a memorável cidade fictícia da telenovela “O bem-amado”, de Dias Gomes. Seus políticos sempre estão metidos em malfeitos. O último capítulo, de sexta-feira: o Ministério Público Federal emitiu parecer requerendo a cassação dos diplomas do prefeito, Camilo Martins, e do vice, Amaro José da Silva, por 97 contratações, de professores, assistente social, agentes de serviços operacionais e merendeiras em pleno período eleitoral.

Parcial
“Flamengo arranca empate com o Avaí na Ilha do Urubu”, destacou “O Globo”, ontem, sobre o jogo de sábado em que o clube carioca pretendia golear o catarinense. Empate que representou uma derrota, lógico, mas que o jornal resolveu suavizar.

Fertilização
Em decisão incomum, o TJ-SC confirmou decisão que determinou ao Estado fornecer tratamento de fertilização in vitro, com seleção de embriões, em favor de casal que corria o risco de repassar doença de origem genética para sua prole. O Estado se recusava justificando que o tratamento não está padronizado pelo SUS. O tribunal respondeu que, sim, está inserido, inclusive para fins de evitar transmissão de doenças genéticas, conforme portaria do Ministério da Saúde de 2005.

Permanência
Jericoacoara, que tem praias, lagoas e dunas famosas, mas que parece a Índia em infraestrutura, foi mais adiante do que faz a catarinense Bombinhas, que no verão cobra uma taxa de preservação ambiental dos veículos que ingressam em seu território. Desde quinta-feira a cidade cearense cobra uma taxa de permanência dos visitantes, no valor diário de R$ 5, por pessoa.

Capital Nacional
Florianópolis pode receber o título de Capital Nacional da Inovação Tecnológica, conforme projeto do senador Dário Berger (PMDB-SC) aprovado por unanimidade na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e que agora seguirá para análise na Câmara dos Deputados. Em 2014, a cidade ficou em primeiro lugar no ranking das capitais mais inovadoras do país, com 51 patentes e 45 programas de computador registrados no INPI.

Visto pela Internet
Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, está voltando dos EUA, onde foi divulgar o cronograma para emissão de vistos eletrônicos para turistas de quatro países. Os americanos poderão acessar o benefício em dezembro. Antes virão os australianos, em novembro, e depois os japoneses e canadenses, em janeiro e fevereiro. O visto eletrônico facilitará a concessão da autorização para entrar no Brasil e o processo, todo pela Internet, poderá ser feito em dois dias.

DETALHES
Será lançada na plataforma “juntos.com.vc” a campanha #Vamosajudarocepon”#. Por meio de crowdfunding ou financiamento colaborativo, a campanha tem por objetivo arrecadar R$ 30.600 para aquisição de 18 poltronas para acompanhantes que passam longas horas junto aos pacientes oncológicos em tratamento no Cepon, em Florianópolis.

É espantoso. Na verdadeira “guerra civil” que acontece na cidade do Rio de Janeiro boa parte da população não é nada receptiva à presença das forças policiais de segurança. A impressão que passa é que preferem o comando dos traficantes, ou que já são reféns deles.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio