Mudança de hábitos: prática de atividades físicas se mantém regular durante todo o ano nas academias de Brusque
Brusquenses estão mais conscientes sobre a importância da prática de exercícios ao longo do ano
Brusquenses estão mais conscientes sobre a importância da prática de exercícios ao longo do ano
Foi-se o tempo em que a chegada do verão promovia uma verdadeira corrida para se matricular nas academias e, assim, tentar recuperar o tempo perdido para ficar com o corpo em dia para as férias.
Porém, de uns anos pra cá, os brusquenses têm se conscientizado sobre a importância da prática de exercícios físicos durante todo o ano. Essa mudança de hábitos foi sentida na CCN Academia.
De acordo com a proprietária, Lourdes Zanon, a procura por atividades físicas se manteve regular durante todo o ano, a exemplo de anos anteriores. “Antigamente era mais fim do ano mesmo, mas de uns anos pra cá as pessoas começaram a ter um hábito de atividade física, não tem mais um pico. Hoje os clientes se mantém na academia durante todo o ano”, observa.
Lourdes considera essa mudança de hábitos uma vitória para as academias. “Antigamente, o inverno dava uma grande reduzida e aí retornava mais próximo do verão. Hoje os clientes não estão parando as atividades porque têm a consciência de que a atividade física tem que ser contínua para melhores resultados”.
A empresária destaca que a CCN Academia conta com atividades para todos os públicos, desde crianças até idosos. “Temos alunos com seis meses, na natação, até idosos com 90, 91 anos, que são assíduos e valorizam a prática de atividade física”.
O carro-chefe da academia, que tem sede no bairro Guarani e uma filial no bairro Águas Claras, são as atividades aquáticas e a musculação.
“A atividade que sempre mantém um número estável de participantes são as da piscina. A musculação também tem uma procura muito boa, é a base de toda academia. Além disso, há as atividades complementares como cross, ginástica, jump”, diz.
Na academia do Sesc essa mudança de comportamento dos usuários também foi sentida neste ano. O coordenador de esportes do Sesc, Gustavo Caetano, afirma que a academia também conseguiu uma regularidade durante todo o ano. “As pessoas estão mais conscientes de que não adianta começar a fazer todo tipo de atividade física no último mês do ano para recuperar o tempo perdido. Isso não funciona”, afirma.
No Sesc, as atividades mais procuradas são o funcional, o pilates e a ginástica.
O professor da CCN Academia, David Morais, destaca que neste período de final e início de ano, a ingestão calórica é maior devido as festas e confraternizações. Por isso, se não for mantida uma rotina com atividades físicas, o acúmulo de gordura será inevitável.
“Tudo na vida é uma questão de hábito. Se nesse período você se deixa vencer pela preguiça causada pelo calor, corre-se o risco de não voltar à prática de atividades físicas”, diz.
Com as altas temperaturas, o professor destaca que é preciso seguir alguns cuidados na hora de praticar atividade física. A principal orientação é manter a hidratação. “Isso é importante durante o ano todo, mas no verão deve-se cuidar ainda mais. conta do nosso”sistema de refrigeração natural”, perdemos muito líquido pelo suor, principalmente durante os exercícios. É aconselhado que se beba água durante as atividades, com uma regularidade, a cada 15 minutos, por exemplo”.
A alimentação saudável também é outro fator bastante importante. “O equilíbrio entre uma boa alimentação e a prática de atividade física regular, pelo menos 30 minutos por dia, é o segredo para atingir os objetivos”, destaca Gustavo Caetano, do Sesc.
O professor da CCN também ressalta a importância do horário da atividade física, principalmente agora no verão. “Sabemos que as temperaturas entre as 10h e as 16h são mais elevadas.Portanto, recomenda-se que as atividades físicas ao ar livre sejam praticadas bem cedinho ou final da tarde/noite. Durante o horário de maior calor, vale a busca por praticar atividades físicas em locais climatizados, como academias climatizadas, por exemplo”, orienta.