Muito a evoluir
Com as duas vitórias sobre o Marcílio Dias, o Brusque voltou a navegar em águas mais tranquilas e fez com que o torcedor, finalmente, respirasse aliviado. O time voltou a ter uma disposição tática próxima ao que foi apresentado na Série D, jogou bem e até poderia ter batido o rival de Itajaí no último domingo por um placar maior. Mas o 3 a 1 veio, todos comemoraram, sem que o técnico Jerson Testoni reforçasse que o time precisaria ter um pouco mais de qualidade nas finalizações.
Aí veio o jogo contra o Fluminense de Joinville e a obrigação de vencer para entrar no G4 da Copa Santa Catarina. Primeiro tempo tranquilo, 2 a 0 no placar, e uma boa vitória se encaminhando. Chegou o segundo tempo e parece que o time perdeu essa tranquilidade. Tomou um gol de pênalti, depois permitiu um contra-ataque do time da casa que acabou no segundo gol, e veio a chuva de gols perdidos. Faltou cabeça para controlar o resultado e fazer pelo menos uma das inúmeras chances de gol que apareceram.
Este é o aspecto que o Brusque precisa trabalhar com mais urgência. No domingo, tem jogo contra aquele que considero o melhor time da Copinha, formado pelos aspirantes do Avaí. Time que marca bem, possui bom volume de jogo e que, se não perder muitos jogadores para o time de cima, tem grande chance de ir para a final. Logo, é um time bem diferente do frágil Fluminense de Joinville. Quem sabe o time faça um bom jogo contra um adversário mais cascudo. Mas o treinador sabe que o time precisa evoluir pra não deixar escapar pontos preciosos, como aconteceu na quarta-feira.
JASC
Aconteceu em Rio Negrinho a fase regional Leste-Norte dos Jogos Abertos de Santa Catarina, onde Brusque esteve presente em várias modalidades, buscando vagas para a fase estadual, que acontece em novembro, em Pomerode, Timbó e Indaial. A cidade conquistou vaga no vôlei masculino (de volta ao JASC depois de muito tempo), handebol masculino e bocha feminina. Outras modalidades, como o basquete masculino, já estão classificados de forma direta.
Renaux
O Carlos Renaux está virtualmente classificado para a próxima fase da Série C do Catarinense, mesmo depois de um zero a zero sofrível contra o Curitibanos. Basta um empate em duas partidas que o time repetirá a campanha da temporada passada. Mas para ir mais longe, o time precisa se preparar mais. Várias chances foram desperdiçadas no último jogo por falta de calma e até de treino de fundamento. Era partida para vencer até por um placar elástico.
Estádio
Nota-se um silêncio do Brusque no que diz respeito aos problemas a serem solucionados no Estádio Augusto Bauer para a disputa do Campeonato Catarinense de 2020 (bom ressaltar que não há nenhum tipo de exigência extra para o Brasileiro da Série C). A FCF diz que há um prazo para que os clubes informem um estádio em condições. O Brusque não vai bancar uma troca de gramado, isso é certo. Acredito que o clube espere uma solução política para o problema, uma vez que o Almirante Barroso e o Concórdia, ou seja, 30% dos participantes do próximo estadual, enfrentam o mesmo problema.