X
X

Buscar

“Muito feliz e emocionada”: primeira senadora brusquense comenta prioridades do mandato

Senadora citou foco em saúde e afirma que quer atender demandas dos prefeitos

A brusquense Ivete da Silveira (MDB-SC), viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, assumiu na quarta-feira, 24, uma cadeira no Senado. Ela é a primeira suplente do senador Jorginho Mello (PL-SC), que se licenciou do cargo. A expectativa é que o mandato de Ivete seja de três meses.

Ivete é a primeira brusquense na história a ocupar uma cadeira no Senado e comentou a oportunidade de exercer o cargo. “Estou muito feliz e emocionada em representar o povo de Santa Catarina e, principalmente, da nossa querida Brusque”, afirma.

A senadora elencou também as prioridades do mandato. No dia da posse, Ivete se encontrou com o prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), e ouviu as demandas da cidade. Ela se colocou à disposição do prefeito para atender as necessidades de Brusque.

“O Ari sabe que estarei sempre à disposição para o que precisar, porque Brusque é minha cidade natal. Eu amo Brusque, eu amo Joinville e eu amo Santa Catarina. Santa Catarina é meu estado e vou fazer tudo o que eu puder pelo meu estado”, diz.

Um dos pedidos feitos por Ari a Ivete foi o apoio no Senado ao andamento do repasse dos valores do empréstimo internacional do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para Brusque. Além dela, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também deve tratar da solicitação do prefeito de Brusque.

Foco em saúde

Ivete comentou que recebeu no gabinete na quinta-feira, 25, um grupo da terceira idade formado por 40 mulheres que vinha da pousada do Rio Quente, em Goiás. Ela detalhou que a principal prioridade do mandato será a saúde pública.

“Minha prioridade, sem dúvida nenhuma, é a saúde, pois todo mundo reclama da saúde. Quero continuar trazendo os projetos do senador Jorginho Mello, mas também já fiz um projeto sobre o atestado de diagnóstico do autista com validade indeterminada. Os autistas sofrem muito e precisam sempre recorrer ao SUS. É um transtorno para eles”, comenta.

Além disso, a senadora comentou também outros projetos. Um deles é atender as demandas dos municípios. Ela diz que pretende buscar as necessidades das cidades de forma rápida, pois terá um mandato de apenas três meses.

“Vou me dedicar também à educação, cultura e a todas as demandas dos prefeitos me procurarem. Procurarei atender com a maior brevidade possível, já que vou ficar apenas por três meses no mandato”, ressalta Ivete.

Por fim, citou o marido Luiz Henrique da Silveira, que faleceu em maio de 2015. Além de governador de Santa Catarina, Luiz Henrique já foi também senador. Ivete lembra com orgulho do marido.

“Eu nunca pensei em me candidatar a cargo nenhum, já que o político da família era o Luiz Henrique. Ele era o político que eu mais admirava e ainda admiro até hoje. Sou muito orgulhosa dele e, agora, tenho orgulho de ser a primeira senadora brusquense”, finaliza.

Na posse de Ivete, estavam entre os presentes o senador Jorginho Mello e o presidente do MDB de Santa Catarina, Edinho Bez. Em discurso após o ato, a senadora declarou apoio a Jorginho nas eleições para governador. O partido de Ivete, entretanto, apoia a candidatura à reeleição de Moisés (Republicanos).