Mulher de 38 anos com coronavírus está na UTI em estado grave, em Brusque
Ela foi internada no Hospital Azambuja e estado é delicado; secretaria de Saúde investiga contaminação e suspeita que foi em um supermercado
Nesta quarta-feira, 15, a prefeitura de Brusque divulgou três novos casos confirmados da Covid-19 no município. Um deles é uma mulher de 38 anos, que está na UTI do Hospital Azambuja, em estado grave.
De acordo com o secretário de saúde, Humberto Fornari, ela faz uso de um respirador e necessita de ventilação mecânica. Contudo, ela está estabilizada, sendo que não foi registrada melhora e nem piora no estado de saúde, entre quarta e esta quinta-feira, 16.
Fornari explica que a situação fica mais delicada por ela ter outros problemas de saúde, o que é a grande preocupação dos profissionais. Segundo ele, ela sofre com hipertensão, diabetes e obesidade.
“Temos que torcer para que ela consiga suportar essa carga da pneumonia. A grande preocupação nossa é em cima disso, em outras doenças”, ressalta.
Porém, ele destaca que a mulher está na UTI e em estado grave por ter sido infectada pelo vírus, não por causa das outras doenças, e alerta para cuidados na prevenção e no combate ao coronavírus, com uso de máscaras, distanciamento e higienização.
Atualmente, o município conta com 19 casos confirmados da doença, sendo que na terça-feira, 14, prefeitura divulgou que Brusque já são 11 pessoas recuperadas. São 18 casos suspeitos e a Vigilância em Saúde monitora 247 pacientes em residência.
Contaminação em investigação
Agora, a secretaria de Saúde investiga aonde ocorreu a transmissão do coronavírus para essa mulher, que provavelmente foi infectada antes do último decreto do governo estadual. Ela teve os primeiros sintomas na quarta-feira, 8.
São duas grandes possibilidades: no trabalho ou na rua, no comércio. De acordo com Fornari, o histórico da paciente inclui circulação em supermercado na cidade, além de ter feito compras nos últimos dias.
“E como a gente sabe que tem alguns supermercados que não estão tomando cuidados, como respeitar a questão do distanciamento e número de pessoas dentro do estabelecimento, temos a grande preocupação de que a contaminação tenha acontecido lá. A gente ainda não sabe, mas estamos investigando”, explica.
Fornari conta que a mulher trabalha com serviços gerais, em uma residência, na qual a patroa também teve confirmação para a Covid-19, uma das três confirmadas desta quarta-feira, 15. Contudo, a patroa está em casa, em isolamento, e a família também passará pelo exame.
Além disso, o secretário ressalta que é necessário que todos os mercados atuem de forma responsável, para que evite a contaminação.
“O mais importante é que todos tomam consciência, pois se eu não cuidar do próximo, talvez eu seja a próxima vítima. É manter o distanciamento, usar a máscara, é o empresário tomar cuidados”, finaliza.
A Prefeitura de Brusque disponibiliza o telefone (47) 9 8848 1054 para dúvidas e orientações. Pessoas que apresentam sintomas da gripe, como febre, catarro, tosse e dificuldade para respirar, podem se dirigir ao Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios, que funciona no Pavilhão da Fenarreco, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h.