Multas por estacionamento irregular crescem em Brusque ano após ano; veja levantamento
Segundo diretor de Trânsito, Área Azul gera maior número de multas por estacionamento na cidade
Segundo diretor de Trânsito, Área Azul gera maior número de multas por estacionamento na cidade
Brusque passa por um período de crescimento do número de multas relacionadas ao estacionamento irregular, ou seja, quando o motorista estaciona em vaga rotativa ou prioritária de forma indevida. Em 2023, até o momento, e em outros anos, a infração foi a mais registrada da cidade.
Até outubro deste ano, foram 9,2 mil infrações por estacionamento irregular, número que ultrapassa o ano de 2022 inteiro, em que há registro de 9 mil multas deste tipo. De 2021 para 2022, houve um salto de 112% no número de infrações por estacionamento em Brusque.
Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC). O levantamento ano a ano, entre 2018 e outubro de 2023, foi realizado pelo jornal O Município. Os dados de 2019, porém, não foram considerados em razão do equívoco nos números naquele ano em específico.
Neste ano, quando são levadas em consideração as multas por estacionamento irregular por mês em Brusque, maio e março são os meses em que mais foram registradas infrações. Quase 40% deste tipo de multa nos dez primeiros meses de 2023 ocorreu em maio.
O diretor de Trânsito, Renato Bianchi, afirma que o estacionamento irregular em Área Azul é o que resulta no elevado número de infrações. Estacionar em outras vagas de forma indevida, como espaços destinados a idosos e deficientes, são irregularidades menores nos dados.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque é responsável pelo gerenciamento da Área Azul. O aviso de irregularidade é entregue ao motorista quando o carro fica estacionado por muito tempo em Área Azul.
Trata-se de um valor irrisório, de R$ 2, por exemplo. Entretanto, caso o pagamento do determinado valor não seja feito no prazo estipulado, é gerada uma multa por estacionamento rotativo.
“As pessoas dizem que não ficaram com o papelzinho, esqueceram de pagar, baixaram o aplicativo, mas não baixou… Estas são as justificativas de quem vai realizar a defesa. Muita gente, porém, não faz a defesa. A CDL manda a listagem e lançamos as multas”, diz Renato.
Para o diretor, o aumento do número de vagas de Área Azul é outro fator de influência no aumento dos dados ano após ano. Ele avalia que, com mais vagas rotativas, o descuido por parte das pessoas permanece o mesmo e consequentemente mais multas são geradas.
Em maio de 2022, totens de conscientização sobre estacionamento em vagas prioritárias foram instalados em Brusque. Renato avalia que, inicialmente, a medida surtiu efeitos. Com o passar do tempo, no entanto, o diretor comenta que a sinalização deixou de ser respeitada. Há casos até de vandalismo.
“A campanha foi positiva no início. Depois, começaram a quebrar os totens e riscar o rosto. No começo, as pessoas até se conscientizaram, mas posteriormente esqueceram. Toda campanha é assim: o começo é o auge, depois vira rotina”, relata.
Os totens levam rostos de idosos, estudantes e deficientes físicos, sempre acompanhados de uma placa visando conscientizar os motoristas. Em uma delas, como exemplo, está escrito: “tem certeza que vai estacionar aqui?”. O mesmo modelo foi instalado em outras cidades catarinenses, como Chapecó e Joinville.
Única do mundo: missa celebrada em bergamasco é exclusividade de Botuverá: