X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Multinacional alemã com filial em Brusque faz expansão pela América do Sul

Topmotive desenvolve soluções para oficinas mecânicas e distribuidoras de autopeças desde 1994

Fundada em 1994 em Hamburgo, na Alemanha, a premiada empresa multinacional de tecnologia Topmotive atua diretamente de Brusque para toda a América do Sul desde 2014, desenvolvendo catálogos de autopeças para toda a cadeia de reposição de autopeças.

O catálogo de peças 100% online, é atualizado pelas próprias industrias de autopeças permitindo, por exemplo, que uma distribuidora organize e disponibilize seus produtos e seus preços para os seus clientes. Os dados são padronizados em uma mesma base desde meados dos anos 90. O usuário pode selecionar o veículo por montadora, família, geração e versão e ou pelo numero da peça ou sua descrição. Desta forma, é possível encontrar praticamente todas as peças do veículo, de maneira prática e organizada.

Os catálogos são completamente customizáveis, ou seja, a própria distribuidora e suas filiais ficam com a sua marca e a administração do sistema. “A marca Topmotive, em 90% dos casos, não aparece, mas sim  a marca do distribuidor, ou da rede de varejo. Fazemos a customização, de acordo com o desejo do cliente. À distribuidora, basta informar preço e disponibilidade das peças registradas no catálogo”, explica o gerente de projeto da empresa, Paulo Henrique Zen. São mais de 700 catálogos desenvolvidos pelo mundo.

É possível também que uma distribuidora, ao disponibilizar o catálogo para uma oficina, selecione os fabricantes que estarão disponíveis no sistema. Desta forma, o catálogo pode disponibilizar o estoque completo de uma única distribuidora, evitando concorrência direta por meio do catálogo.

“A ideia é fortalecer um canal de vendas existente, entre distribuidor e oficina mecânica, ou rede de varejo e a oficina mecânica. É uma ferramenta de vendas para este canal. Existem distribuidoras fora do Brasil que fazem 98% das vendas com o catálogo produzido pela Topmotive.”

O catálogo também conta com ferramenta de informações estatísticas (analytics). Resultados específicos do que os usuários estão buscando por período, por marca de fabricante, e por marca de veiculo. O Analytics permite uma comparação entre os itens mais pesquisados com os itens mais vendidos.

Por causa do avanço da tecnologia, os mecânicos estudam muito, e necessitam cada vez mais de informações rápidas e precisas. No catalogo TecCat, o vendedor e o mecânico acessam informações úteis e precisas online. O primordial para o mecânico é a disponibilidade da peça com aplicação correta. “Segundo pesquisa realizada com os mecânicos o preço é secundário. Localizar a peça correta e sua entrega rápida já gera muita economia”, comenta Zen.

Próximos passos

Nos últimos dois anos, a Topmotive esteve engajada também no desenvolvimento do NEXT, o novo produto da empresa. O NEXT, além de todas as funcionalidades do catálogo atual, é também uma ferramenta de gestão de oficinas e clientes onde é possível fazer o cadastro com nome do cliente, modelo do carro, placa, chassi, média de quilometragem por ano e quilometragem atual do carro. Desta forma, a oficina se torna mais ativa na oferta de serviços, o que também facilita o fornecimento de peças.

“A oficina saberá quando contatar o cliente para oferecer serviços e descobrir quais peças podem ser necessárias. Para uma revisão, por exemplo, a consulta à quilometragem já pode ser motivo para que se entre em contato com o cliente, lembrando de que ele logo precisará do serviço”, ressalta Zen.

O NEXT também poderá ser utilizado pelo consumidor final, consultando oficinas, serviços e horários, podendo também agendar os serviços que deseja. O produto será lançado em abril no Brasil, e já deverá funcionar na Europa em fevereiro de 2019.

O Grupo Topmotive foi premiado pelo lançamento do NEXT no Innovation Award 2018, da Automechanika Frankfurt, a maior feira do ramo de autopeças do mundo.

– 17 nacionalidades

– 9 escritórios em 5 países. (Alemanha, Áustria, Holanda, Romênia e Brasil)

– 700 catálogos desenvolvidos em 37 línguas

– Catálogos utilizados em 186 países

– 700.000 usuários por dia

– 210 TB de dados processados por mês

– 235 funcionários

R. Pedro Werner, 71, sala 402

Horário: de segunda a sexta.

Das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

(47) 3351-5070