Exclusivo: Município Dia a Dia divulga pesquisa de intenção de voto para prefeito de Brusque
Levantamento do IPS Univali/Unifebe indica que mais da metade dos eleitores não têm candidato; Dr. Jonas (PSB) lidera a disputa
Levantamento do IPS Univali/Unifebe indica que mais da metade dos eleitores não têm candidato; Dr. Jonas (PSB) lidera a disputa
É proibida a reprodução parcial ou total da pesquisa em veículos de comunicação de qualquer tipo de mídia.
Segundo resultado da pesquisa de intenção de voto encomendada pelo Município Dia a Dia, 52,16% dos eleitores de Brusque ainda não têm candidato definido para o pleito de 2 de outubro. Esse percentual é a soma dos indecisos, dos que votarão em branco ou anularão o voto e dos que preferiram não responder. O relatório mostra, ainda, que os indecisos são 29,25% dos entrevistados.
A pesquisa IPS Univali/Unifebe ouviu 694 pessoas entre os dias 15 e 16 de setembro, em 27 bairros e localidades do município, e foi registrada no dia 17 de setembro na Justiça Eleitoral, sob o número SC-01080/2016. A margem de erro é de 3,78 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Entre os entrevistados, 54,9% são mulheres e 45,1% são homens. A maior parte (27,67%) tem entre 45 e 59 anos. Os eleitores consultados, em sua maioria, tem o ensino médio completo (29,97%) e renda familiar entre R$ 1,7 mil e R$ 2,6 mil.
Os dados da pesquisa estimulada de intenção de voto em Brusque revelam ainda um alto número de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto: conforme o levantamento, são 22,19% dos entrevistados.
O candidato do PSB, Jonas Paegle, que substituiu o ex-prefeito Ciro Roza, indeferido com base na Lei da Ficha Limpa, lidera a intenção de voto dos brusquenses. Ele é o nome preferido de 19,88% dos eleitores. Em segundo lugar vem o candidato do DEM, Jones Bosio, com 9,51% dos votos, e em terceiro o atual prefeito, Bóca Cunha (PP), com 8,07% dos votos, tecnicamente empatado devido à margem de erro.
Os outros quatro candidatos tiveram resultados menos expressivos. Gustavo Halfpap, do PT, está em quarto na corrida eleitoral, com 4,03% das intenções de voto, seguido por Odirlei Dell’Agnolo, o Bah (SD), com 3,75%, e Jadir Pedrini, do PROS, com 2,31%.
O candidato Chico Cordeiro, do PSOL, alcançou apenas 0,29% das intenções de voto, conforme a pesquisa.
Novas regras
O Município Dia a Dia informa que, neste ano, novas regras também entraram em vigor no que se refere à publicação de pesquisas eleitorais. Conforme a legislação, as pesquisas só podem ser publicadas cinco dias depois de terem sido registradas. Esse é, portanto, o motivo da discrepância entre a data de entrevistas (15 e 16/09), registro (17/09) e de publicação (23/09).
Gustavo Halfpap tem maior rejeição entre os candidatos
A pesquisa encomendada pelo Município Dia a Dia também mediu o índice de rejeição dos candidatos à Prefeitura de Brusque perante a população.
A rejeição é um índice medido pela resposta dos eleitores à seguinte pergunta: “Em qual candidato você jamais votaria?”. Assim como na intenção de voto estimulada, a maioria permaneceu indecisa quanto a essa pergunta (30,12%).
Gustavo Halfpap, do PT, é o candidato com maior índice de rejeição (14,55%), seguido de Bóca Cunha (9,80%) e Dr. Jonas (7,93%). Na outra ponta, os candidatos Chico Cordeiro, do PSOL, e Odirlei Dell’Agnolo, o Bah (SD), têm os menores índices de rejeição: apenas 1,15% dos eleitores disseram que não votariam neles de jeito nenhum.
Dr. Jonas também lidera como segunda opção de eleitores
O instituto de pesquisa também questionou os eleitores entrevistados sobre qual seria a sua segunda opção, caso o candidato de sua preferência fosse impedido de concorrer ou mudasse de ideia. Dr. Jonas (PSB) está na frente, como segundo opção de eleitores dos outros candidatos, seguido de Bóca Cunha, do PP (12,35%), e Jones Bosio, do DEM, com 12,05%.