Município Dia a Dia lança plataforma para leitura digital

Sistema disponibiliza edições desde 2006 e proporciona navegação com mais qualidade em smartphones e tablets

Município Dia a Dia lança plataforma para leitura digital

Sistema disponibiliza edições desde 2006 e proporciona navegação com mais qualidade em smartphones e tablets

A partir de agora, todo o conteúdo do Município Dia a Dia também pode ser lido no smartphones ou tablets com a implantação do novo sistema de leitura digital do jornal.

Criado pela Maven – empresa que desenvolve plataformas para grandes jornais do Brasil – o aplicativo é um aprimoramento do acesso pelo computador e proporciona uma leitura adequada em mobiles.

>> Acesse aqui para experimentar a versão digital por 30 dias gratuitamente

A implantação do sistema é resultado de um planejamento de cinco meses e surgiu de uma necessidade apontada pelo acompanhamento mensal dos acessos no portal Município Mais. “Os dados mostram que 30% dos acessos do site do jornal são por smartphones ou tablets. Por isso, quisemos entregar uma melhor experiência para esses leitores”, diz Elton Souza, proprietário da Vitrus Digital, empresa que coordena a implantação do sistema.

A gerente de contas da Maven, Thailaine Martins, afirma que esta é uma das principais tendências do mercado. “O mobile está dominando os acessos nos sites de jornais e revistas. Com a implantação do sistema em Brusque, percebemos que o jornal está antenado com a tendência do mercado”.

De acordo com Souza, o novo sistema integra uma plataforma multimídia. “Procuramos muito até encontrar a melhor ferramenta disponível no mercado. Além de ter uma leitura com qualidade no smartphone ou tablet, o leitor ainda terá acesso a um conteúdo multimídia. Reportagens com vídeos e galerias de fotos, poderão ser reproduzidos direto no aplicativo”, explica.

Outra novidade disponível no sistema é o acervo do jornal desde 2006. “Buscamos uma maneira de atender a grande demanda de leitores que procuram por reportagens de edições antigas do jornal. Com o aplicativo, inicialmente, o leitor terá acesso às edições desde 2006, e poderá acessar na hora que quiser este conteúdo histórico”, acrescenta o editor do Município Dia a Dia, Andrei Paloschi.

Para ele, o novo sistema de leitura vai promover a evolução do jornal. “O Município Dia a Dia deixará de ser apenas um veículo de informações no papel e ganhará força também no digital. O aplicativo vai gerar mais qualidade na navegação, agilidade e mais interatividade”.

O diretor do jornal, Claudio José Schlindwein, afirma que a intenção é dar mais conforto e possibilidades de leitura aos usuários. “É mais um passo em relação às novas plataformas digitais e que vai dar mais versatilidade à leitura do dia a dia. Aliando tecnologia ao conteúdo de credibilidade do jornal, esperamos ir cada vez mais longe”.

O aplicativo do Município Dia a Dia está disponível para iOS e Android. A assinatura digital custa R$ 12 mensais e pode ser feita pelo PagSeguro no municipiomais.com.br/assine, ou por formulário no mesmo site. Por 30 dias, a nova plataforma será disponibilizada como cortesia para todos que quiserem conhecer a novidade.


• Cadastre-se para acessar 30 dias grátis
Acesse www.municipiomais.com.br/assine e cadastre-se para ter acesso à versão digital por 30 dias gratuitamente

• Baixe o aplicativo gratuitamente
Caso você queira acessar as edições em smartphone ou tablet, procure por “Município Dia a Dia” na App Store (para iOS) ou no Google Play (para Android), e baixe o aplicativo. No computador, basta inserir login e senha que serão enviados por e-mail após o cadastro


Possibilidade de acesso sem internet
Não é necessário ter acesso à internet para ler as edições. O aplicativo funciona em modo offline: basta baixar o arquivo desejado quando estiver conectado e armazenar em seu smartphone ou tablet para ler em qualquer lugar, a hora que quiser

• Aviso quando a edição estiver disponível
Assim que a edição está disponível, você recebe um aviso direto no smartphone ou tablet

• Facilidade para folhear
O manuseio da edição é simples e rápido. Você pode folhear as páginas deslizando o dedo na tela, ou então, escolher o conteúdo das miniaturas

• Acesso direto na editoria desejada
Também é possível ir direto para a editoria desejada, sem a necessidade de folhear o jornal

• Reprodução de vídeos e galerias de fotos
O novo aplicativo permite a interação com outras mídias. Parte das reportagens contam com vídeos e galerias de fotos que podem ser acessados direto na edição. É só tocar na tela para reproduzir o conteúdo

• Edições disponíveis desde 2006
No novo sistema, você também pode fazer o download de edições antigas do jornal. O acervo desde 2006 está disponível para leitura


>> Assista à reportagem em vídeo

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio