GALERIA – Muro da Apae de Brusque é revitalizado com nova pintura; confira resultado
Ação envolveu colaboradores e alunos
Quem passa pela avenida Augusto Bauer, no bairro Jardim Maluche, percebe que há algo diferente aos arredores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque. Isto porque cores, aliadas a imagens e frases estampadas em um dos muros da instituição, chamam a atenção de quem transita por ali.
A ideia de revitalização do espaço iniciou no final de 2021, quando colaboradores e integrantes da diretoria da Apae iniciaram um projeto para melhorar várias áreas da associação.
Assim, foi realizado o convite para que todos – alunos, professores, diretoria e funcionários – pudessem dar sugestões de imagens ou frases que traduzissem a essência da entidade.
“Todas as frases e imagens que chegaram como sugestões, passaram por uma comissão avaliadora e toda essa transformação precisava estar de acordo com o que queríamos transmitir: a importância da igualdade”, explica o artista visual e arte educador da Apae, Evailson Inomata, o Vavá.
Execução
Ao todo, foram escolhidas imagens e frases que se transformaram em 28 painéis, distribuídas ao longo de 60 metros do muro, e posicionadas para se interligarem. A execução dos trabalhos iniciou em janeiro deste ano e contou com a colaboração de cerca de 30 alunos, na limpeza do muro e na produção dos fundos abstratos e das letras.
A pintura das imagens e finalização dos painéis foi feita pelo artista visual e também pela professora de educação física, Maria Lucélia Joenck. Atualmente, o projeto está com 95% dos painéis finalizados, faltando apenas alguns detalhes para ser concluído e integrar as ações alusivas aos 67 anos de fundação da Apae de Brusque.
Além dos muros
Para a professora de educação física, o trabalho rendeu muitos frutos, já que a ideia é fazer com que as pessoas que passam pela região possam parar, olhar e pensar sobre a instituição e o trabalho realizado por ela.
“Queremos provocar esta reflexão, que as pessoas venham nos visitar, pois estamos aqui de braços abertos. Além disso, durante a produção das pinturas, alguns moradores da região vieram conversar conosco, relembraram histórias e momentos especiais da instituição”, conta Maria Lucélia.
Para a diretora-executiva da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto, o projeto de revitalização do muro tem também como propósito ampliar a comunicação e se aproximar da comunidade. “Estamos bem felizes com o resultado deste projeto, é mais uma obra coletiva, fruto de trabalho em equipe, que envolveu os profissionais e alunos da instituição”, diz.
Confira a galeria:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube