Três museus de Brusque participam a partir dessa segunda-feira, 13 de maio, da nova edição da Semana Nacional de Museus. A ação reúne uma extensa programação cultural em várias cidades do Brasil e o cronograma preparado pelo Departamento de Patrimônio Histórico de Brusque para o período está sendo divulgado em todo o país, juntamente com as atividades de outros municípios, em um caderno publicado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
Neste ano, o tema da semana é “Museus: memória + criatividade = mudança social”. Além da publicação impressa, toda a programação pode ser conferida no site www.museus.gov.br. De acordo com o historiador da Fundação Cultural de Brusque, Marlus Niebuhr, estes momentos são fundamentais para dar visibilidade aos museus em todo território nacional. “Neste sentido, o Departamento de Patrimônio Histórico tem incentivado a participação e colaborado no desenvolvimento deste tipo de atividade na cidade”.
O Museu Arquidiocesano Dom Joaquim participa da ação com as oficinas de Educação Patrimonial para as escolas municipais. Trata-se do projeto “Caminhos da História”, desenvolvido em parceria com a Fundação Cultural, Secretaria de Educação e SESC. No dia 16, Niebuhr ministrará palestra no local com o tema “Interfaces: Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e a História de Brusque”.
Da mesma forma, atividades estão sendo desenvolvidas no Museu Histórico do Vale do Itajaí -Mirim (Casa de Brusque) com uma visita guiada, com destaque para o centenário do Clube Atlético Carlos Renaux. Já o Instituto Aldo Krieger apresenta a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema de Nueva Miranda, em parceria com o SESC.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque