X
X

Buscar

Mutirão com oportunidades de emprego e formação é realizado no pavilhão da Fenarreco

No total, 50 empresas estão entrevistando candidatos, que também podem buscar caminho para especialização

Em parceria com várias entidades, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque está promovendo o primeiro Mutirão de Empregos no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (pavilhão da Fenarreco) nesta sexta-feira, 29.

O movimento registrado pela manhã era bastante intenso no local. Até por volta de 11h30, cerca de 350 pessoas já tinham passado pelo pavilhão. O mutirão vai até às 17h.

Além das oportunidades de emprego, a prefeitura organizou o evento de forma que as pessoas sejam orientadas antes de conversar com o setor de Recursos Humanos de alguma das 50 empresas, de várias áreas, que têm vagas abertas.

Movimento foi grande pela manhã | Foto: Bruno da Silva/O Município

Ao chegar no pavilhão, o candidato recebe uma senha e aguarda para receber a orientação, em uma palestra que dura cerca de 25 minutos. Depois disso, ele é encaminhado para uma espécie de triagem, onde escolhe a vaga que tem interesse e também pode confeccionar um currículo, caso não tenha.

Enquanto aguarda para ser chamado por uma empresa, o candidato pode visitar vários estandes, da CDL, Ceja, Senac, Sesi, Sebrae, CIE e IFC e Ampebr, que oferecem cursos desde o ensino fundamental a pós-graduação mais vagas de emprego, orientação para quem quer ser microempreendedor individual, entre outros.

Além disso, uma equipe do Ministério do Trabalho e outra do Instituto Geral de Perícias (IGP) estão disponíveis para confeccionar carteiras de trabalho virtuais e carteiras de identidade.

Objetivos

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge destaca a importância desse evento para que as pessoas possam deixar o desemprego e a informalidade e também para a economia da cidade.

“Foi tudo muito pensado e planejado, o layout organizado. Estamos fazendo com dedicação para a gente conseguir encaixar essas pessoas no mercado de trabalho. Só no Sine, temos 900 vagas abertas, com ou sem necessidade de formação. Temos um peso na Assistência Social de pessoas necessitando de benefícios. Estamos fazendo essa ligação da pessoa desempregada com as empresas. Queremos uma economia mais equilibrada, é nosso papel ajudar as empresas a buscarem pessoas e também as pessoas que buscam empregos”.

Quem realiza a palestra com os candidatos é a diretora de Recursos Humanos da prefeitura, Anelise Nagel Katzer. Ela conta que essa orientação é importante para que a pessoa já chegue mais preparada para a entrevista que realizar naquele momento, mas também em outras no futuro.

“É uma palestra inicial de comportamentos antes, durante e depois da entrevista. É importante conhecer a empresa que a pessoa está se candidatando a trabalhar para se sinta confiante e responda o entrevistador com tranquilidade, para buscar melhores resultados. Muitas pessoas perdem vagas pela postura corporal, às vezes está tímida demais. É um treinamento rápido, mas a gente quer que a pessoa busque um autoconhecimento”.

Candidatos participam de orientação com diretora do RH da prefeitura antes da entrevista | Foto: Bruno da Silva/O Município

Oportunidades para empresas e comunidade

Mariana Pickler, do RH da Baterias Erbs, conta que a empresa, que fica em Botuverá, foi convidada pelo Sine para participar do evento. Além de entrevistar candidatos para vagas abertas, ela destaca que o mutirão vai servir também para encontrar pessoas que possam ser contratadas no futuro.

“Temos demanda para a área técnica, mas também estamos conhecendo candidatos para vagas futuras na área produtiva. Estamos fazendo uma pré-seleção, vamos avaliar as vagas em aberto e chamar as pessoas para uma conversa mais detalhada na empresa”.

Oportunidades de emprego são em diversas áreas | Foto: Bruno da Silva/O Município

Algumas pessoas já estão saindo do mutirão com trabalho garantido. Outras, como Letícia Cavalheiro, moradora do Volta Grande, estão em busca de entrar no mercado de trabalho. A jovem de 20 anos considera que o mutirão é uma boa oportunidade para que ela consiga seu primeiro emprego. Ela conversou com quatro empresas e agora espera uma resposta em breve.

“Gostei bastante do caminho que a gente fez aqui no pavilhão. Eles pegaram meus dados e me encaminharam para a parte administrativa, que é a área que tenho interesse. Foi boa a experiência, agora vou esperar me ligarem”, conta.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube