Mutirão contra o câncer de pele realiza centenas de atendimentos em Brusque
Casos descobertos foram imediatamente encaminhados para tratamento via SUS
Casos descobertos foram imediatamente encaminhados para tratamento via SUS
No último sábado, 1º, ocorreu em todo o país o Dia D da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que promove o Dezembro Laranja. A Secretaria de Saúde de Brusque apoiou a mobilização, realizando o atendimento de 251 pacientes no Centro de Serviços em Saúde.
Segundo a dermatologista da rede municipal de Saúde, Ana Kris da Silva, o mutirão reuniu médicos voluntários da cidade, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Entre os atendimentos, foram diagnosticados sete casos de melanoma, o tipo mais agressivo da doença.
Além disso, 45 pacientes foram detectados com carcinomas CEC/CBC, que é um câncer não-melanoma, e ainda 34 pessoas com ceratose actínica, também conhecidas como lesões pré-malignas. Os demais pacientes não apresentaram alterações dermatológicas. Todos os casos foram encaminhados a rede pública para a realização de procedimentos e exames via Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a médica, esta é a quinta edição do dia de mobilização contra o câncer da pele em Brusque e o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e ainda os dermatologistas voluntários, reforçaram o trabalho de prevenção da doença. “Foram realizadas consultas gratuitas para avaliação de lesões suspeitas e as pessoas que apresentaram alguma alteração já foram encaminhadas para o atendimento”, comenta Ana.
Dicas para se proteger contra o câncer de pele
– Não esqueça dos óculos de sol com proteção UV;
– Evite o sol entre 10h e 16h;
– Use camiseta e chapéu;
– Aplique protetor solar diariamente.