Na Câmara, membros da Escola Paquetá apresentam modelo cívico-militar adotado na instituição
Sete monitores militares atuam na escola desde julho
Sete monitores militares atuam na escola desde julho
Atendendo requerimento do vereador André Batisti, o Deco, a direção da Escola de Ensino Fundamental Paquetá, participou da sessão desta terça-feira, 6.
A participação dos integrantes da escola foi para falar sobre o novo modelo de ensino adotado na escola, que desde julho integra o modelo cívico-militar.
Atualmente, existem 239 escolas cívico-militares no Brasil, que atendem cerca de 100 mil jovens. Na escola do bairro Paquetá, sete militares atuam auxiliando os professores no processo de ensino.
Um dos militares que fazem parte do projeto, Renê Vicente Fernandes afirma que a essência da escola cívico-militar é o projeto Valores, que busca resgatar valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito. “Os valores com o tempo foram esquecidos e nossa missão na escola é trazer isso de volta para as crianças e os adolescentes”.
Ele destaca que o trabalho dos militares na escola é um complemento às atividades comuns da instituição.
“A escola não é um quartel, e os alunos não são soldados. O tratamento é bem diferente, muito se fala da militarização das escolas, dos alunos, mas não existe nada disso. Os monitores militares realizam atividades complementares aos professores. Os professores e os alunos continuam sendo protagonistas da escola”.
Ainda de acordo com ele, o objetivo da escola cívico-militar é contribuir com a melhora da gestão escolar; das práticas pedagógicas da escola e da aprendizagem e desempenho escolar dos alunos.
Professora da instituição, Anívia Otto, ressalta a importância da presença dos monitores militares na escola.
“É um trabalho de parceria, principalmente nesta questão dos valores. Estamos vivendo uma era diferente, em que sobram direitos e faltam deveres. O projeto da escola cívico-militar é uma luz no fim do túnel, nos sentimos muito apoiados. Os monitores são pessoas com uma bagagem de conhecimento grande, que agregou nos nossos conteúdos e no relacionamento com nossos alunos”.