X
X

Buscar

Na Lata Certa: Como reaproveitar e descartar corretamente pneus usados

Projeto traz informações e orientações sobre a forma certa de dar a destinação ao material

O descarte inadequado dos pneumáticos é um grande problema de saúde pública, já que quando não é armazenado ou descartado de forma correta, além de acumular água e ser um possível foco para a criação de mosquitos, como o Aedes aegypti, é um atrativo para o abrigo de animais peçonhentos.

Abandonar pneus irreversíveis em qualquer local, deixá-lo em um canto do jardim de casa ou jogá-lo em um terreno baldio parecer ser a opção mais fácil, entretanto, pode trazer muito mais prejuízos do que se imagina.

Mas, quando a destinação é feita de modo certo, os resultados são positivos. Para se ter uma ideia, em 2011, em todo o país, mais de 320 mil toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 64 milhões de unidades de pneus de carros de passeio foram destinados de modo correto, conforme dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Um dos bons exemplos, de locais que armazenam e descartam forma correta o material, é em uma loja de pneus, no bairro Dom Joaquim. O espaço onde ficam as pilhas de pneus foi reformado, para que o material não ficasse exposto às condições climáticas ou que pudesse acumular água.

E as iniciativas de contribuição para o meio ambiente não para por ai, já que a loja também aceita doações de pneus irreversíveis, de quem já não sabe mais o que fazer com o material.

– É bom para o meio ambiente, pois os pneus não ficam jogados nos rios, em terrenos, ou em qualquer lugar. Tem que ter um destino correto mesmo – comenta o gerente da loja, Messias Alexandro Filgueira.

**Veja galeria de fotos sobre a destinação correta e incorreta dos pneus

**Confira a reportagem completa na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta segunda-feira, 4 de junho.