X
X

Buscar

Na Olesc, Brusque conquista 17 medalhas e é tri no vôlei masculino

Município faturou três medalhas de ouro a menos do que em 2018, caindo sete posições em relação ao ano anterior

Brusque encerrou a 19ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) na 12ª posição, com 21 pontos, quatro medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze, com um único título geral de modalidade, no vôlei masculino. Representado pela Abel, o município venceu Balneário Camboriú neste sábado, 21, por 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-17 e 25-22. O título pelo terceiro ano consecutivo na modalidade não foi o suficiente para evitar a queda de três posições na classificação geral, dez na de troféus e oito no quadro de medalhas.

Foi a primeira vez desde 2017 na qual Brusque não foi a campeã de duas modalidades. Em 2017 e 2018, foram conquistados troféus na ginástica rítmica e no vôlei feminino. Em 2018, os times de vôlei masculino e ginástica rítmica chegaram aos títulos. Em 2019, o município participou de 15 modalidades, seis a mais do que no ano anterior.

Destas 15, oito renderam medalhas: atletismo feminino, atletismo masculino, vôlei masculino, natação masculino, natação feminino, caratê masculino, xadrez feminino e xadrez masculino. No total, foram conquistadas 17 medalhas, quatro a mais do que em 2018, quando foram faturadas sete de ouro, três de prata e três de bronze.

Na visão do superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Olavo Larangeira, a participação foi honrosa, dentro das condições em que o esporte de base se encontra em Brusque. O dirigente repetiu a tônica do discurso ao fim da Olesc de 2018: foco na formação de atletas.

“Foi uma boa participação, ficamos à frente de municípios maiores, como São José. Ainda vamos fechar a nossa avaliação, ver especificamente em que podemos melhorar. Mas precisamos melhorar, reconhecemos isto. Precisamos tornar Joguinhos Abertos e Olesc uma prioridade, trabalhar mais a formação de atletas, para termos mais atletas locais e formarmos equipes melhores para os Jogos Abertos em médio e longo prazo.”

Na região

Guabiruba participou no caratê e conquistou duas medalhas: Paila Marandola e Naiglei Machado conquistaram, respectivamente, medalhas de prata e bronze em suas categorias.

Nova Trento também participou de uma única modalidade: o vôlei feminino. A equipe ficou no quinto lugar, ao perder por 3 sets a 1 para Blumenau nas quartas de final, e garantiu dois pontos na classificação geral.

Atualizada às 16h30 de 24/09/2019: Diferente do informado inicialmente, Brusque conquistou 17 medalhas na Olímpiada Estudantil Catarinense (Olesc), não 16. O boletim final da Olesc publicado no site oficial da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em 21 de setembro não incluiu a medalha de bronze de Andrey Carlos Junges no xadrez masculino, ritmo pensado. O documento oficial continha erros, que acabaram por ser repassados à matéria, que foi corrigida adicionando a medalha respectiva. Assim sendo, o município terminou a competição com quatro medalhas de ouro, quatro de prata e nove de bronze.

Atualização às 17h21 de de 24/09/2019: A reportagem alertou a Fesporte sobre a questão. A área técnica da fundação verifica o caso e o quadro de medalhas deve passar por atualizações.