Na véspera de seus 120 anos, Hospital Azambuja inaugura UTI neonatal em Brusque
Leitos estarão em funcionamento a partir desta segunda-feira pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Leitos estarão em funcionamento a partir desta segunda-feira pelo Sistema Único de Saúde (SUS)
Foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 28, a UTI neonatal do Hospital Azambuja. A partir de segunda-feira, 4, os 10 leitos que compõem o setor estarão funcionando para atender recém-nascidos e bebês até seis meses pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Toda a estrutura da UTI neonatal foi montada em 30 dias, após a Secretaria de Estado da Saúde confirmar o repasse de recursos. O custeio para a operação da UTI neonatal será feito pelo estado até dezembro, com o total de R$ 5 milhões.
Todos os equipamentos utilizados na UTI foram comprados por meio de emenda de R$ 2,7 milhões repassada por Serafim Venzon, durante seu último ano de mandato como deputado estadual. Por este motivo, o setor foi nomeado de UTI Neonatal Maria Ogliari Venzon, em homenagem à mãe do ex-deputado.
A UTI neonatal foi instalada próximo à UTI geral adulto, mas no futuro, será transferida para a nova torre que será construída pelo hospital.
O Hospital Azambuja conta com uma equipe formada por 55 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas, que atuarão especialmente neste setor.
O diretor administrativo do Hospital Azambuja, padre Nélio Roberto Schwanke, afirma que a UTI neonatal sempre foi muito aguardada pelo hospital e, mais ainda, pelas mães que agora não precisarão mais serem transferidas para o parto em casos de gravidez de risco.
“Completamos amanhã 120 anos de história e estamos muito felizes com este grande presente, que, sem dúvida, trará ainda mais qualidade para o atendimento das nossas crianças e gestantes”.
O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, destaca que o momento é a concretização de um sonho de muitas décadas. “Eu, sinceramente, achei que seria impossível. Nos últimos anos recebemos 10 leitos de UTI geral e agora mais 10 para UTI neonatal, nos tornando referência no estado. Quem poderia imaginar que aconteceria em tão pouco tempo. É um grande momento para a saúde de Brusque, que vai trazer benefícios para toda cidade”.
O prefeito Ari Vequi também comemorou a nova conquista do hospital. “Temos 120 mil pessoas que são atendidas pelo SUS e cada vez mais estamos buscando melhorar. A vinda da UTI neonatal é a realização de um sonho e mais uma conquista. Graças ao esforço de todos conseguimos trazer esse serviço para Brusque”.
A inauguração do novo setor contou também com a presença do secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, que ressaltou a importância da ampliação das unidades de terapia intensiva neonatais no estado.
“Iniciamos 2018 com 233 unidades de UTI neonatal no estado. No começo deste ano, estávamos com 282 unidades, e agora ampliamos para mais 92 UTIs, em 10 cidades”.
O secretário lembra que o estado decretou situação de emergência em saúde, justamente devido a grande procura por hospitais de crianças com problemas respiratórios.
“Temos um quadro pós-pandemia em que muitas crianças nasceram nesses últimos dois anos, que não foram expostas ao convívio social pleno e agora retornando estão expostas aos mais variados vírus, aliado ao número baixo de vacinação. Estamos vivendo uma combinação de fatores e uma das medidas do governo foi essa ampliação nos leitos de UTI neonatal e pediátrica”.
Também participaram do evento o provedor e o vice provedor do hospital, os empresários Ingo Fischer e Luciano Hang, respectivamente, além de familiares de Maria Ogliari Venzon, homenageada com o nome da UTI, e funcionários do hospital.