O Núcleo de Atividades Físicas (NAF) da Associação Empresarial de Brusque é um dos mais recentes da entidade, tendo sido criado em 2017, mas suas ações já começam a trazer resultados para os participantes.
O núcleo, que hoje conta com dez integrantes, surgiu a partir da dissolução do então Núcleo de Academias, que reunia apenas três empresas participantes.
Conforme o coordenador do NAF, Leonardo Ristow, da Viva Academia, o núcleo começou a tomar forma a partir do momento em que se decidiu pela inclusão de personal trainers, além de gestores de academias.
Ele explica que o objetivo principal do núcleo é, por meio do associativismo, qualificar esses profissionais na parte empresarial, já que sua formação é, na maioria das vezes, estritamente sobre os aspectos técnicos da atividade física.
Muitos profissionais qualificados de Educação Física não conseguem iniciar no mercado de trabalho porque desconhecem aspectos burocráticos relacionados à obtenção de licenças e processos burocráticos da constituição de uma empresa, e é aí que o núcleo entra.