Natal de Amor e Fé reúne cerca de mil pessoas na tarde deste domingo
Sétima edição do evento aconteceu na Capela Nossa Senhora da Saúde, no bairro Poço Fundo
A sétima edição do Natal de Amor e Fé foi realiza neste domingo, 1º. A festa, que já vem se tornando tradição na comunidade, foi realizada no bairro Poço Fundo, em Brusque. Realizada na Capela Nossa Senhora da Saúde, a comemoração recebeu no total, de acordo com a organização, cerca de mil pessoas durante as quase quatro horas do evento.
Foram distribuídos mil unidades de cachorro quente, cuca, refrigerante, café, além de 6,5 mil doces de natal, 50 kg de bombons, 1,5 mil pacotes de salgadinho, 1,5 mil unidades de pé de moleque crocante e 1,5 mil pacotes de pipoca doce. Como um presente especial, 250 famílias carentes de Brusque vão receber aves de natal fornecidas pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia), que serão entregues a partir do dia 18 de dezembro.
O coordenador do Grupia, Paulo Vendelino Kons, destaca que é importante manter o evento para continuar transmitindo a mensagem de um Natal mais fraterno. “Afirmar que é possível viver a mensagem do Nazareno, que é válida hoje e sempre. Amor, fraternidade, paz, são possíveis. Olhando nos olhos das pessoas, percebo a importância do evento”, afirma.
Kons ressalta que muitas das pessoas presente vêm de comunidades carentes e que o evento é uma oportunidade para estes conseguirem comemorar o natal. “Aqui há crianças que moram em casas com piso de chão batido. Se não fosse aqui, teriam pouco a celebrar”, diz.
De acordo com o coordenador, a festa não tem grandes patrocinadores, apenas recursos pessoais e o auxílio de alguns amigos. Ainda assim, evento está crescendo e já ultrapassando as barreiras de Brusque. A professora Rosana, de Nova Trento, compareceu com as duas filhas, o marido e o sobrinho e elogiou a ação: “Fomos convidados várias vezes, hoje pudemos vir e é um trabalho muito legal e necessário para a comunidade”, destaca.
Auxílio jurídico e médico
O Natal de Amor e Fé também disponibilizou brinquedos para as crianças, música ao vivo e serviço de corte de cabelo. Para além da diversão, o evento contou com a presença do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Brusque (Unifebe).
O professor Ricardo Vianna Hoffmann explica que a presença do núcleo tem o objetivo de dar orientações jurídicas para a comunidade e encaminhar futuras medidas ao público. Alunos da sétima fase do curso de Direito da Unifebe foram os responsáveis por aconselhar os presentes.
“Cada caso é orientado e encaminhado para procurar advogados profissionais. As pessoas mais carentes podem procurar o NPJ ou a defensoria pública para buscar seus direitos”, conta.
Convidada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brusque, a técnica de laboratório Ingrid Schmitz Puhler, do Laboratório Hoffmann, esteve presente no evento. Ingrid mediu a pressão e o nível de glicose dos presentes e aconselhando acompanhamento médico para aqueles com resultados fora do normal.