X
X

Buscar

EM PARCERIA

Navegação Financeira na Economia Atual: Dez Coisas a Considerar Antes de Tomar Decisões de Investimento

Antes de tomar qualquer decisão, considere estas áreas de importância:

1.         Desenhe um roteiro financeiro pessoal. 

Antes de tomar qualquer decisão de investimento, sente-se e dê uma olhada honesta em toda a sua situação financeira – especialmente se você nunca fez um plano financeiro antes.

O primeiro passo para o sucesso do investimento é descobrir seus objetivos e sua tolerância ao risco – seja por conta própria ou com a ajuda de um profissional financeiro. Não há nenhuma garantia de que você fará dinheiro com seus investimentos. Mas se obtiver os fatos sobre poupança e investimento e seguir adiante com um plano inteligente, deverá ser capaz de ganhar segurança financeira ao longo dos anos e desfrutar dos benefícios de administrar seu dinheiro. 

2.         Avalie sua zona de conforto ao assumir riscos.  

Todos os investimentos envolvem algum grau de risco. Se você pretende comprar títulos – tais como ações, títulos ou fundos mútuos – é importante que compreenda antes de investir que pode perder algum ou todo o seu dinheiro. Ao contrário dos depósitos em bancos segurados pelo governo, o dinheiro que você investe em títulos normalmente não é segurado pelo governo federal. Poderia perder seu capital, que é a quantia que investiu. Isso é verdade mesmo se você faz seus investimentos através de um banco.

3.         Considere uma combinação apropriada de investimentos.  

Ao incluir categorias de ativos com retornos de investimento que sobem e descem sob diferentes condições de mercado dentro de um portfólio, um investidor pode ajudar a proteger contra perdas significativas. Historicamente, os retornos das três principais categorias de ativos – ações, títulos e dinheiro – não se moveram para cima e para baixo ao mesmo tempo. As condições de mercado que fazem com que uma categoria de ativos se saia bem frequentemente fazem com que outra categoria de ativos tenha retornos médios ou ruins. Ao investir em mais de uma categoria de ativos, você reduzirá o risco de perder dinheiro e o retorno geral do investimento de sua carteira terá uma viagem mais suave. Se o retorno do investimento de uma categoria de ativos cair, você estará em posição de neutralizar suas perdas nessa categoria de ativos com melhores retornos de investimento em outra categoria de ativos. Além disso, tente evitar ferramentas de investimento de alto risco como o mercado de opções binárias; mas se você estiver interessado em experimentá-las, use um corretor como este.

4.         Seja cuidadoso ao investir fortemente em ações do seu empregador ou qualquer ação individual.

Uma das maneiras mais importantes de diminuir os riscos do investimento é diversificar seus investimentos. É senso comum: não ponha todos os seus ovos em uma cesta. Ao escolher o grupo certo de investimentos dentro de uma categoria de ativos, você pode ser capaz de limitar suas perdas e reduzir as flutuações de retorno do investimento sem sacrificar muito ganho potencial.

Você estará exposto a riscos significativos de investimento se você investir pesadamente nas ações do seu empregador ou qualquer ação individual. Se essas ações não funcionarem bem ou a empresa falir, você provavelmente perderá muito dinheiro (e talvez seu emprego). 

5.         Crie e mantenha um fundo de emergência. 

A maioria dos investidores inteligentes colocam dinheiro suficiente em um produto de poupança para cobrir uma emergência, como o desemprego repentino. Alguns garantem que ter até seis meses de sua renda em poupança para saber que estará absolutamente lá para quando precisarem dela. 

6.         Pague a dívida de cartão de crédito com juros altos.

Não há estratégia de investimento em nenhum lugar que pague tão bem ou com menos risco do que simplesmente pagar todas as dívidas com juros altos que você possa ter. Se você deve dinheiro em cartões de crédito com juros altos, a coisa mais sábia que você pode fazer sob qualquer condição de mercado é pagar o saldo o mais rápido possível. 

7.         Considere a média do custo em dólar.

Através da estratégia de investimento conhecida como “média de custo em dólares”, você pode se proteger do risco de investir todo o seu dinheiro no momento errado, seguindo um padrão consistente de adicionar novo dinheiro ao seu investimento durante um longo período de tempo. Ao fazer investimentos regulares com a mesma quantia de dinheiro cada vez, você fará mais de um investimento quando seu preço estiver baixo e menos investimentos quando seu preço estiver alto. Os indivíduos que tipicamente fazem uma contribuição única para uma conta de aposentadoria individual no final do ano civil ou no início de abril podem querer considerar a “média de custos em dólar” como uma estratégia de investimento, especialmente em um mercado volátil. 

8.            Tire proveito do “dinheiro grátis” do empregador. 

Em muitos planos de aposentadoria patrocinados pelo empregador, o empregador irá igualar algumas ou todas as suas contribuições. Se seu empregador oferece um plano de aposentadoria e você não contribui o suficiente para obter o máximo do seu empregador, você está desperdiçando “dinheiro grátis” para a sua poupança para a aposentadoria. 

9.         Considere o reequilíbrio da carteira ocasionalmente. 

O reequilíbrio está trazendo sua carteira de volta ao seu mix original de alocação de ativos. Ao reequilibrar, você garantirá que sua carteira não enfatize demais uma ou mais categorias de ativos, e retornará sua carteira a um nível confortável de risco.

10.       Evite circunstâncias que possam levá-lo à fraude.

Os golpistas também leem as manchetes. Muitas vezes, eles usam uma notícia altamente divulgada para atrair investidores potenciais e fazer com que sua “oportunidade” soe mais legítima. O governo recomenda que você faça perguntas e confira as respostas com uma fonte imparcial antes de investir. Leve sempre seu tempo e fale com amigos e familiares de confiança antes de investir.