X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Núcleo de Comércio Exterior: atualização e troca de informações constante

União fortalece empresários em setor cujas mudanças na legislação são corriqueiras

A legislação e os procedimentos que envolvem as atividades de importação e exportação no Brasil estão em constante processo de atualização. Por isso, as empresas precisam estar sempre preparadas para as mudanças, ou correm o risco de ter prejuízos.

Aqui em Brusque, manter os empresários importadores e exportadores constantemente atualizados sobre as nuances do mercado é uma das principais missões do Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr).

Fundado em abril de 2006, há mais de uma década o Núcleo tem atuado com a finalidade de prover aos seus integrantes a mais completa gama de informações do setor de comércio exterior, um dos mais competitivos da atualidade.

Gabriel Dantas, coordenador do Núcleo, afirma que sua principal missão é promover a troca de experiências e de conhecimentos, e fomentar ações em conjunto que possam fortalecer os profissionais de comércio exterior.

Para isso, o Núcleo investe, sobretudo, em palestras e capacitações para aperfeiçoamento dos profissionais. Um dos destaques das atividades já realizadas são os cursos voltados para que o empresário tenha conhecimento para pensar como exportador.

As empresas nucleadas passaram, por exemplo, por atividades de qualificação junto ao Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que é referência nesta área no Brasil.

Outro ponto destacado por Dantas foram os cursos voltados às atualizações de legislação que rege o ICMS e SISCOSERV.

Além disso, o Núcleo também tem marcado presença nos principais eventos de comércio exterior no país, ao longo dos mais de 12 anos de atividades, destacando-se o MEETING Comex – Centro de Convenções EXPOVILLE, em Joinville.

O Núcleo

Coordenador
Gabriel Dantas

Vice-coordenadora
Tacla Medeiros de Souza

Secretária
Luciane Kormann

Tesoureira
Caroline Werner

Acesso à informação facilitado

O coordenador do Núcleo de Comércio Exterior avalia que a principal vantagem das empresas do setor que estão associadas, perante as que não estão, é o acesso à informação.

“Você tem no Núcleo um grupo bem abrangente de profissionais, empresas que prestam serviço no comércio exterior, profissionais da área da indústria, um mix de profissionais que passa bastante informação”, afirma Dantas.

Ele cita que o Núcleo reúne empresas do setor têxtil, metalmecânico, entre outros, que basicamente seguem as mesmas regras para importação e exportação, e por isso podem discutir soluções coletivas para eventuais problemas.

Reuniões

Terceira terça-feira de cada mês, na sede da ACIBr

Calendário

12 de julho – 8h
21 de agosto – 8h
18 de setembro – 8h
16 de outubro – 8h
20 de novembro – 8h
11 de dezembro – 8h

“A união de todos faz com que nós possamos ficar mais atualizados, além das trocas de experiências”, explica o empresário.

A própria ACIBr, por si só, por ser uma entidade octogenária e conceituada, recebe um volume grande de informação e convites para trocas empresariais, e isso, conforme o coordenador do Núcleo, é absorvido pelos nucleados, que têm acesso a esse conhecimento exclusivo.

Embora o avanço da tecnologia tenha facilitado o acesso à informação, Dantas explica que uma boa conversa ainda é essencial aos empresários e profissionais da área de comércio exterior.

“Por mais que tenha muita informação, nada substitui uma mesa de reuniões para discutir, por exemplo, no que uma atualização pode impactar o desenvolvimento do setor”, explica.

Atividades agendadas para 2018

O Núcleo planeja, para este e os próximos anos, continuar a capacitação de seus nucleados. Ainda em 2018 está prevista uma visita à Hering, de Blumenau, que irá explicar o seu case, quais foram os caminhos utilizados para internacionalização da empresa.

Também estão agendadas visitas técnicas aos portos de Itapoá e Imbituba, cujo objetivo é promover uma atualização, para as empresas associadas, sobre questões portuárias.
Além disso, o núcleo está formando uma comissão para avaliar uma burocracia considerada excessiva que está acontecendo no setor de importação.

O grupo de trabalho irá se reunir e elaborar um estudo propondo mudanças nesses trâmites, com o objetivo de facilitar o dia a dia para quem trabalha com comércio exterior.

Empresários e profissionais que quiserem fazer parte do Núcleo podem procurar diretamente a Associação Empresarial de Brusque. É aberta a opção de participação em reuniões para conhecer o funcionamento do Núcleo, antes de decidir se quer ou não oficializar sua adesão.

Participantes

• BorgWarner • Brusinox • Dianneli • Easy Solution Logística
• Embrast • Erbs Baterias • Gadan Trade • Guabifios • Havan
• Irmãos Fischer • Latina Têxtil • Manatex • Metalúrgica Siemsen
• Nelson Importação e Exportação • Ocean Side
• RenauxView • Sancris • Vetor Automotivos • Zen S.A.