No último sábado, entramos no mês de outubro. E nesse mês contamos mais uma vez com o maior e mais importante movimento feminino de apoio à luta contra o câncer de mama do mundo. Sim, estamos falando do Outubro Rosa, cujo nome remete à cor do laço, símbolo do movimento que tem como finalidade mobilizar a população, as empresas e entidades acerca da realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
O movimento iniciou no Brasil no dia 02 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa. O movimento se espalhou pelo Brasil em 2008, quando inclusive o Cristo Redentor ficou rosa. A participação em Brusque, por vez, começou em outubro de 2013, ocasião em que a Ponte Estaiada permaneceu rosa durante o mês inteiro.
A nossa cidade tem uma rede feminina de combate ao câncer. Localizada na Rua João Archer, a entidade filantrópica promete atender suas pacientes com total gratuidade. O local conta com uma auxiliar de enfermagem, uma enfermeira, um médico oncologista e uma fisioterapeuta. Para mais informações, veja no site redefemininabrusque.com.br. A entidade sobrevive de doações, portanto, fica o convite para quem quer apoiá-los. 😉
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer, atingindo cerca de 2 milhões de casos somente no Brasil. Os maiores diagnósticos estão em mulheres com mais de 40 anos, todavia, os homens também estão propensos a ter embora não seja tão comum.
Uma das formas de se diagnosticar o câncer de mama é através do autoexame. É através dele que as mulheres conseguirão perceber alterações nas suas mamas. O mais indicado, contudo, é a mamografia, que pode detectar um nódulo mesmo que este não seja palpável.
Com diagnóstico precoce, quando o câncer está ainda nas primeiras fases, a chance de tratamento de cura é muito maior. Portanto, neste mês de outubro, não tenha medo e faça o exame! Neste outubro rosa a luta também é nossa.
João Marcos D. Machado – 16 anos – Química 4, IFSC