Neve em 23 municípios e recorde de frio no ano são registrados em Santa Catarina
Menor temperatura foi de -8,6 °C, batendo recorde
Voltou a nevar em Santa Catarina nesta quarta-feira, 27. Moradores e turistas puderam conferir a queda dos flocos de neve e a paisagem coberta de branco em 23 municípios catarinenses.
O fenômeno climático foi registrado entre o fim da tarde e a noite desta quarta-feira, 28, e madrugada desta quinta-feira, 29. A intensa onda de frio, provocada por uma massa de ar polar, trouxe, além da neve, geada e temperaturas negativas. Ao todo, 61 municípios registraram temperaturas abaixo de 0 °C.
Em Bom Jardim da Serra os termômetros marcaram -8,6 °C, a menor temperatura registrada no Brasil neste ano. O recorde anterior era de -8,2 °C registrado em 20 de julho, em Urupema, conforme medição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins informou que a temperatura vai continuar baixa nesta quinta e sexta-feira. “Na próxima madrugada teremos novamente a formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Quando temos um dia ensolarado e sem umidade, o que se forma é a geada. A condição de frio intenso vai perder força no final de semana, quando deve voltar a chover”, diz.
O diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Daniel Dutra, salientou que os órgãos estaduais estão sob aviso para prestar, caso necessário, apoio aos municípios, e pontuou algumas recomendações que podem ser seguidas para evitar situações de risco. “É preciso reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais; assim, é recomendado que sejam abrigados durante a noite”, explicou.
Ele reforçou ser importante manter-se aquecido, mas evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco, como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis em casa. “Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras, ou causar a morte devido à inalação de monóxido de carbono.”
Leia também:
Tudo o que sabemos sobre o prédio residencial mais alto do mundo que poderá ser construído em Balneário Camboriú
Frio ao extremo para brusquenses e guabirubenses na Serra de SC
Defesa Civil alerta que frio seguirá intenso nos próximos dias em Brusque e região
Prefeitura prepara atrações para Natal de 2021 em Brusque
Gelo na pista causa morte de sargento da PM em acidente na Serra catarinense
Mais de 20 moradias irregulares foram construídas em área industrial no Limeira, em Brusque
Lei obriga pedágios aceitar pagamento em cartões de débito e crédito em SC; confira
VÍDEO – Brusquense registra o amanhecer com neve na Serra Catarinense
Justiça aumenta pena de homem que causou morte de outro após perder o controle do carro e cair no rio Itajaí-Mirim, em Brusque
Assassina da grávida de Canelinha irá júri popular; entenda a decisão
Saiba o que é Anomalia Magnética que fica sobre o Sul do Brasil
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube