1999 – O início
Em 1999 foi criada a pizzaria A Italianinha. O restaurante iniciou sua história na rua Felipe Schmidt, 128, no Centro, onde ficou por alguns anos. Mais tarde, mudou-se para um espaço que pertencia à Schlösser, na avenida Getúlio Vargas, onde antigamente estava localizado o setor de importação e exportação da fábrica centenária.
Paulo e Lígia Doriana foram os responsáveis por construírem e iniciarem a pizzaria. Poucos anos depois, por volta de 2008, o casal Silvane e Aldevino Pertille assumiu o estabelecimento.
A casa antiga foi adaptada para um restaurante. As mesas eram dispostas onde antes havia salas, quartos e cozinha. Silvane lembra que a pizzaria sempre fez muito sucesso e que era comum as pessoas fazerem fila na porta esperando uma vaga para poderem apreciar o melhor da cozinha italiana.
Além das pizzas, a família incluiu no cardápio do restaurante as massas. Com o passar do tempo e com o sucesso constante do estabelecimento, novas opções foram chegando para agradar os clientes da A Italianinha: o buffet, as marmitas e o famoso espeto corrido. A tradição da pizzaria permanece até os dias atuais e inclusive há colaboradores que estão no restaurante há mais de uma década.