Nos gramados da Europa: conheça brusquense que joga futebol em time da Lituânia
Mauricio Pinto fez reabilitação esportiva na clínica Fibra Fisio, em Brusque
Mauricio Pinto fez reabilitação esportiva na clínica Fibra Fisio, em Brusque
Natural de Brusque, o zagueiro Mauricio Pinto, 25 anos, aproveitou as férias na sua cidade natal para tratar uma lesão no tornozelo. Atualmente no FK Banga, da Lituânia, o jogador se lesionou em uma partida na reta final do campeonato nacional, que o tirou das últimas três partidas da temporada.
Como já tinha programado voltar para Brusque para o período de férias, Mauricio conheceu a fisioterapeuta e sócia da clínica Fibra Fisio, Daiane Paza, e definiu um cronograma para realizar a reabilitação esportiva.
“Queria usar esse tempo no Brasil para me recuperar o mais rápido possível. Conversei com algumas pessoas aqui de Brusque, e todo mundo me indicou a Fibra Fisio. Já estou me sentindo muito melhor agora que finalizei o tratamento de cerca de dez dias, já consigo correr. O trabalho foi muito bom, eles têm profissionais muito qualificados”, conta.
Mauricio teve uma ruptura parcial do ligamento no tornozelo direito, mas não o clube não tinha uma estrutura tão bem equipada para tratar o problema.
“A recuperação poderia até ser mais rápida se não tivesse demorado um mês para iniciar o tratamento. O pessoal da Fibra Fisio, em questão de 15 sessões, já conseguiu colocar em ordem”.
Ver essa foto no Instagram
Antes de acertar com o time lituano, Mauricio estava treinando com o Tubarão para a disputa da Série B do Catarinense do ano passado, mas a oportunidade de realizar um sonho de jogar na Europa surgiu e ele abraçou.
“Estava rolando a especulação de jogar lá fora, mas tinha acertado com o Tubarão, tinha me apresentado, mas antes de assinar o contrato, meu empresário me ligou dizendo que eu já estava com voo marcado. Conversei com o Tubarão, expliquei a situação e eles ficaram um pouco chateados, mas acabaram entendendo”.
Mauricio iniciou sua trajetória nas categorias de base do Brusque, mas estreou como profissional no Metropolitano, em 2015, Dois anos depois, ele chegou a atuar pelo Quadricolor na Copa Santa Catarina, e também passou por Atlético Itapemirim-ES, Costa Rica-MS e Andraus-PR e Operário-MS.
A pré-temporada do FK Banga começou durante esta semana, e Mauricio deve retornar à Lituânia para se juntar ao clube nos próximos dias.
Na temporada 2021, o zagueiro marcou dois gols e atuou em 13 partidas do Campeonato Lituano, 12 como titular, na campanha do clube que terminou na sétima colocação. Ele admite que teve dificuldades de adaptação no início, mas superou aos poucos e não pensa em deixar a Europa em um futuro próximo.
“No início foi um pouco complicado pela língua, estilo de jogo e principalmente o frio. Nunca tinha encarado um frio tão grande. Mas me acostumei com tudo rápido. Quando cheguei, o técnico era português e tinha um outro brasileiro no time, me ajudou bastante”, afirma.
“O pessoal lá fala lituano e russo, mas entendem inglês também. Fui para lá com meu inglês péssimo, mas fiz curso, fui aprendendo. Questão de três meses já conseguia me comunicar. A minha primeira temporada na Europa foi melhor do que eu esperava. Consegui aproveitar muito bem essa oportunidade que apareceu. Meu pensamento é continuar na Europa e crescer cada vez mais”.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: