X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Notas do Enem 2020 no primeiro semestre só poderão ser usadas para o Sisu

Dia do Engenheiro é celebrado em 11 de dezembro

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorrerá em abril de 2021, será o único programa federal de acesso ao ensino superior no qual os candidatos poderão usar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cuja edição da prova deste ano foi adiada para janeiro de 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

Assim, o edital do Sisu referente ao 1º semestre de 2021 será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março, coincidindo com a conclusão do semestre letivo de 2020 de grande parte das instituições ensino superior públicas.

O anúncio do Ministério da Educação ocorre em meio a polêmicas sobre a impossibilidade de usar a nota do Enem 2020 à graduações por meio dos Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), cujo período de inscrições estão programados também para janeiro de 2021.

Prouni e Fies

Considerando que parte das universidades deve iniciar as aulas em fevereiro, e o cronograma Enem prevê divulgação das notas do exame em março, o MEC anunciou que a seleção de candidatos para o Prouni usará notas do Enem 2019.

Para tanto, há previsão de uma segunda edição do programa para quem conclui o ensino médio neste ano, usando as notas do Enem 2020.

Em relação ao Fies, o Ministério afirmou que o estudante pode utilizar a melhor dentre as notas das edições do Enem desde 2010. A mesma regra valerá para a segunda edição, mas o candidato poderá usar a nota da última prova se assim quiser.

“Considerando que o início das aulas nas instituições de ensino superior privadas está previsto para ocorrer a partir de fevereiro, e para evitar maiores prejuízos aos candidatos que já possuem notas de Enem em edições anteriores, os processos seletivos do Prouni e Fies, excepcionalmente, utilizarão as notas das últimas edições do Enem, sendo a nota do Enem de 2019 a que será exigida, apenas na 1ª edição de 2021 do Prouni. Já para o Fies, a exigência continua sendo para utilização das notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010”, explicou o MEC em nota.

O edital do Prouni está previsto para ser divulgado na próxima terça-feira (15), enquanto que o do Fies estará disponível até a próxima sexta-feira (18).

 

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil