Nova espécie de sapo é descoberta em parque de Santa Catarina
Animal recebeu o nome pingo-de-ouro-do-tabuleiro
Uma nova espécie de anfíbio foi descoberta no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, por uma equipe de cientistas de diversas instituições brasileiras. O parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado de SC.
A espécie pertence ao gênero Brachycephalus, com distribuição apenas na Mata Atlântica da Bahia até Santa Catarina. São sapos muito pequenos, entre os menores vertebrados do planeta.
A descrição da nova espécie é resultado do trabalho de sete cientistas de diversos lugares do Brasil em colaboração com várias instituições de pesquisa, e foi publicado no dia 14 de julho na revista científica ‘Vertebrate Zoology’. O trabalho foi liderado pela bióloga Sarah Mângia e recebeu o nome pingo-de-ouro-do-tabuleiro (Brachycephalus tabuleiro) em homenagem ao seu local de ocorrência.
O sapinho tem entre 10 e 13 mm, com processos de miniaturização, como redução do número de ossos e de dedos funcionais. Possui coloração dorsal verde-oliva e cabeça, braços e pernas alaranjados. Além disso, possui o formato de corpo chamado “bufoniforme”.
O animal vive somente entre as folhas caídas no meio das florestas úmidas acima de 800 m de altitude, é considerado microendêmico dos topos das montanhas da Serra do Tabuleiro, pois não ocorre em nenhum outro local do planeta.
“Essa descoberta nos mostra novamente a importância das áreas protegidas, especialmente o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro que é a maior unidade de conservação de Santa Catarina. O Parque que já tem espécies únicas como a Commelina catharinensis, o preá-de-moleques-do-sul, nos traz mais uma surpresa: uma nova espécie de sapo que só ocorre aqui. Essa descoberta evidencia novamente a posição do Tabuleiro como limite de distribuição ao Sul de diversas espécies e grupos. Isso ratifica ainda mais a efetividade do Tabuleiro na proteção da biodiversidade e o marca como uma das mais importantes unidades de conservação”, comenta o coordenador do parque e biólogo do IMA, Marcos Maes.
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, possui 84.130 hectares e é administrado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do IMA com a cogestão do Instituto Çarakura.
Leia também:
1. Novo secretário de Governo de Brusque assume cargo
2. Sesc abre processo licitatório para construção de unidade em Guabiruba
3. Farmácias em Brusque: 46% do total de estabelecimentos foram abertos nos últimos quatro anos
4. Como será o clima em SC no mês de agosto; confira previsão
5. Brusque prevê alívio financeiro com Liga Forte e patrocínio, mas situação ainda preocupa
Assista agora mesmo!
“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: