Nova ETA de Guabiruba deve ser finalizada em 2024

Obras devem iniciar no segundo semestre deste ano

Nova ETA de Guabiruba deve ser finalizada em 2024

Obras devem iniciar no segundo semestre deste ano

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Guabiruba entrará em operação em 2024, segundo o superintendente da Guabiruba Saneamento, Guilherme Paladini. Ele aponta que a expectativa é que o início das obras aconteça no segundo semestre deste ano.

“Neste momento estamos com o projeto executivo em andamento. Nesta semana já serão realizadas sondagens de solo no local da ETA e nova captação de água bruta”, conta Guilherme.

O terreno foi adquirido pela Prefeitura de Guabiruba em novembro de 2022. A área possui um total de 14.591,89 metros quadrados e está localizada na rua José Dirschnabel, nº 1403, bairro Guabiruba Sul. O valor do Investimento foi R$ 2,65 milhões que estão sendo pagos em 36 parcelas, iniciadas em janeiro.

Prefeitura de Guabiruba/Divulgação

Conforme consta no contrato de concessão com a Guabiruba Saneamento, foi de responsabilidade do município conceder o imóvel para que a concessionária fizesse a construção da nova ETA.

Na época, foi realizada uma avaliação técnica de especialistas, com supervisão da Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura.

Chegou-se à conclusão de que o imóvel apresentava a melhor opção, do ponto de vista técnico e econômico, principalmente em relação a ETA atual, o que facilita a interligação com toda a rede de distribuição já existente na cidade.

De acordo com o superintendente da Guabiruba Saneamento, o investimento para a construção da estrutura será por volta de R$ 10 milhões. A unidade contará inicialmente com uma nova barragem de água bruta, em substituição à atual, que permitirá maior reserva em períodos de estiagem e segurança em situações de fortes chuvas.

“O projeto contará com uma ETA Compacta automatizada com capacidade de tratamento de 70 L/s de água. O Sistema atual que será desativado produz por volta de 30 L/s”, detalha.

Expectativa

Prefeitura de Guabiruba/Divulgação

A expectativa para a construção é alta para o prefeito Valmir Zirke. Ele explica que, atualmente, são duas estações na cidade: uma no Guabiruba Sul e outra no Lageado Baixo, que estão interligadas.

“Precisamos da nova ETA para aumentar a capacidade de água, pois temos uma alta demanda na nossa cidade. Condomínios e loteamentos estão sendo executados e isso requer mais ligações, o que a nossas ETAs atuais podem não ter capacidade para tanto consumo. Da forma que está, às vezes falta água e tem o problema da água suja”, comenta.

Zirke conta que os problemas de falta de água são mais sentidos em pontos específicos. Ele cita o bairro Pomerânia e na rua Alsácia, no São Pedro. “As partes mais altas da cidade sofrem mais com a falta de água. Em algumas épocas e dias da semana ainda acontece na nossa cidade”, continua.

O prefeito pontua que nos locais com mais registro de falta de água são pontos altos. Nessas áreas foram instalados boosters para que o problema não aconteça com frequência. “Com essa nova construção, deve-se amenizar ou resolver essa situação. Vai aumentar quase o dobro da capacidade”, finaliza.

Prefeitura de Guabiruba/Divulgação

– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo