Maquete virtual da loja (vista de cima)

Confira a documentação e as licenças concedidas pelos órgãos responsáveis para a construção do Komprão Koch Atacadista – Guarani  no site:

Caro(a) amigo(a) e cliente brusquense, você já deve ter conhecimento de que desde o dia 15 de abril, a obra da nova loja Komprão Koch Atacadista do bairro Guarani está paralisada por determinação judicial. Antes de mais nada, é importante esclarecer que toda a obra está alicenciada, tendo sido observadas todas as exigências da legislação em vigor, tanto que a FUNDEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente) emitiu a licença ambiental n.200/2020 e os demais Órgãos competentes, os alvarás de construção. Então, por que o empreendimento está suspenso por ordem judicial?
O empreendimento realizado em parceria com a Maria Zen Empreendimentos Imobiliários, está sendo acusado de invadir a área de Rio em sua obra de enrocamento, o que não é verdade, tendo em vista que o projeto de enrocamento já estava aprovado há seis anos. Vale destacar que o recurso de enrocamento é um dispositivo amortecedor formado por estrutura em pedra, destinado à proteção de taludes e canais, atuando contra efeitos erosivos ou solapamentos, causados pelos fluxos d’água, técnica esta utilizada em quase toda a margem do Rio Itajaí-Mirim que corta o centro de Brusque.
Todas as etapas da obra estão devidamente licenciadas, dentro da lei, e os referidos documentos à disposição de consulta dos interessados. Foi apresentado para a FUNDEMA o Estudo de Diagnóstico Socioambiental, com a viabilidade do empreendimento expedido pelo IBPLAN (Instituto Brusquense de Planejamento), juntamente com fotos do imóvel e a topografia, com aprovação integral. Posteriormente, a FUNDEMA determinou que fosse feito um PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas) contemplando o enrocamento e o plantio de grama e árvores no recuo aprovado, e que após sua Implantação será averbada à matrícula do imóvel. Com as devidas aprovações da FUNDEMA e do IBPLAN, o Alvará de Construção foi emitido no dia 17 de setembro de 2020.

Maquete virtual da loja (vista lateral)

O Grupo Koch e Maria Zen fazem questão de vir à público informar à população brusquense sobre a legalidade da obra e suas etapas. “O estágio da obra quando do ingresso da ação, poderia causar impacto visual, mas, para realizar uma obra às margens do rio, é necessário e se mostra mais adequado fazer o enrocamento e posteriormente o replantio da área verde, que trará mais fluidez e depois da obra pronta, se observará que as melhorias, certamente, trarão mais benefícios”, ressalta Albano Koch, diretor de expansão do Grupo.
De acordo com o advogado Alessandro Marceddu, representante do Grupo Koch, a decisão contraria todo o trabalho técnico e ambiental já conduzidos até o momento, “Quer seja pelas autoridades ambientais e administrativas, quer seja pela proprietária do imóvel e pela rede supermercadista. Como de praxe, e desde o início, as obras para a implantação da filial foram conduzidas dentro da mais absoluta legalidade, com amparo na expedição de todas as licenças pertinentes”, afirma Marceddu.
Além de todo o cuidado com a execução da obra e para assegurar a integridade do Bairro Guarani e respeitando todas as normas e regimentos ambientais, os empreendedores, juntamente com o Grupo Koch, contrataram uma equipe técnica para desenvolver um estudo hidrológico da região.
O estudo conduzido pela empresa Ernetechme Energia Renovável, com laudos, recentemente, anexados ao processo disponível, constatou que a obra do Komprão Koch Atacadista está regular e que não irá alterar a vazão e nem mesmo aumentará o nível do Rio Guabiruba em períodos chuvosos.
Também é importante esclarecer que “A área em questão se enquadra na modalidade de área urbana consolidada, o que autoriza a redução da metragem da faixa não edificável para no mínimo 15 (quinze) metros de cada lado, nos moldes do artigo 18-A da LCM n. 136/08”, conforme consta no laudo.
Vale ressaltar que a obra está sendo executada e foi aprovada dentro de uma Lei em vigência e que não tem referência à recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que no dia 28/04/2021, discorreu sobre a extensão das faixas não edificáveis às margens de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas, decisão que não se aplica à obra e terreno em questão.

Mesmo sem exigência legal, dentro do plano de ação previsto para a unidade do Bairro Guarani, o Grupo Koch e a Maria Zen Empreendimentos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Brusque, promoverão algumas melhorias estruturais para a região do entorno do empreendimento como, por exemplo, a drenagem da Rua Orides Schwartz, uma nova pavimentação, pintura da sinalização, passeio público e melhorias no acesso.

Geração de empregos e economia

É inegável que a chegada de um empreendimento desse porte é um marco para o desenvolvimento e para o fomento da economia dos municípios. Para essa unidade do Komprão Koch Atacadista do Bairro Guarani o investimento será de, aproximadamente, R$15 milhões e a unidade contará com o trabalho de 157 profissionais para compor a sua equipe de loja. “Estamos com praticamente todas as vagas preenchidas, funcionários já em treinamento, sendo que todos são moradores de Brusque e 80% deles residentes do Bairro. Além das vagas diretas, está prevista a geração de pelo menos mais 60 postos que atuarão nas seis lojas de serviços gerais que compõem o complexo”, relata Albano Koch.
Contudo, nesse cenário de incertezas, a manutenção das contratações pode sentir os impactos da paralisação da obra e preocupa os trabalhadores contratados, uma vez que a inauguração da loja que estava prevista para o mês de maio, não possui uma nova data. É o caso de Tiago Valmir Cordeiro, 27 anos, contratado para o posto de Gerente de Mercearia. “Estava em busca de uma mudança de carreira e apostei nesta oportunidade. Hoje, a expectativa é para colocar em prática todo o aprendizado dos dias de treinamento”, diz.
Além dessas vagas de emprego, a paralisação da obra afeta diretamente uma ampla gama de fornecedores como engenheiros, pedreiros, pintores, técnicos de refrigeração, técnicos elétricos, profissionais de montagem, comunicação, dentre outros.

Tiago Valmir Cordeiro, gerente de mercearia

Sobre o Grupo Koch

Com 27 anos de história, o Grupo Koch tem compromisso assumido com os seus clientes e colaboradores e é responsável pelas bandeiras SuperKoch, Komprão Koch Atacadista, Koch Express e FarmaKoch. Possui 35 lojas no Estado de Santa Catarina, figurando entre os 20 maiores varejistas do Brasil e gera 5.600 empregos diretos. Dentro do seu plano de expansão, está novamente o Município de Brusque, com a sua segunda loja. “Abrir as portas de mais uma unidade do Komprão Koch Atacadista em Brusque foi motivado pelo carinho que fomos recebidos e também pelo potencial econômico da cidade. Encontramos aqui pessoas comprometidas, organizadas e querendo o desenvolvimento do Município, nos fazendo acreditar ainda mais neste empreendimento” conclui Albano Koch.