Nova Maibaum de Guabiruba será erguida no feriado do Dia do Trabalhador
Serão necessárias 40 pessoas para a elevação da nova árvore, que já está pronta
Serão necessárias 40 pessoas para a elevação da nova árvore, que já está pronta
A 3ª Maibaum de Guabiruba já está pronta para tomar seu lugar nesta terça-feira, 1º. A partir das 8h iniciará o cortejo da árvore, que parte da Escola Municipal Arthur Wippel até o local onde será colocada, na rótula do bairro Imigrante. A elevação da Maibaum está programada para as 9h.
Todo o processo é realizado sem utilização de veículos automotores, e até a suspensão da árvore é feita pelos próprios membros da comunidade guabirubense, sem guincho ou guindaste. Serão cerca de 40 pessoas que erguerão a árvore de 20 metros na posição correta.
A Maibaum, ou Árvore de Maio, é uma tradição alemã que em 2018 completa dez anos em Guabiruba. A árvore é constituída por um mastro de madeira pintado de branco e azul em forma espiral, erguido sem ajuda de força mecânica sempre no primeiro dia de maio, como símbolo de organização e união.
Comunidade envolvida
Um dos coordenadores do projeto, Fabiano Siegel, se mostrou contente com a forma como a comunidade e as empresas vêm abraçando a Maibaum. “É algo que nos surpreendeu. Tivemos muitas empresas procurando espaço nas placas da Maibaum, algumas tiveram de ficar de fora porque existe um limite”.
São 44 empresas, cada qual com sua placa na estrutura. Segundo Siegel, contando todos que se envolveram, patrocinaram e ajudaram na produção da base e da própria Maibaum, foram cerca de 100 pessoas. A árvore antiga foi retirada no fim de novembro, ao mesmo tempo que a nova foi cortada.
Na sequência houve o trabalho de secagem, produção da base, lixamento, confecção de placas e demais processos necessários para que a Maibaum estivesse pronta no primeiro dia de maio. Todo o procedimento leva cerca de quatro meses.
A comunidade está convidada para acompanhar o cortejo e também a colocação da Maibaum na rótula entre as ruas Imigrante, Brusque e Guabiruba Sul.