Nova presidente da CDL de Guabiruba, Rita Comper Lang apresenta prioridades da gestão
Ela assumiu a função em 1º de janeiro deste ano
Ela assumiu a função em 1º de janeiro deste ano
A nova presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba (CDL), Rita Comper Lang, de 54 anos, assumiu a função no primeiro dia do ano. Guabirubense, a empresária atua na entidade desde a fundação, em 2014, mas é a primeira vez que assume o cargo da presidência.
“Estar à frente de algo traz um sentimento diferente. Você não está lá atrás, olhando e opinando, você está na frente e isso é bom. Estou feliz e espero contribuir bastante”, diz.
Entre 2014 e 2018, Rita atuou como conselheira fiscal da entidade, em 2019 foi eleita diretora financeira, cargo que ocupou até 2020. Já na gestão 2021/2022, ocupou a cadeira de vice-presidente.
Agora, como presidente, a moradora do Lageado Alto destaca que as principais pautas da gestão são: aumentar o número de associados, melhorar o transporte público e promover treinamentos.
Para ela, o foco é fortalecer a entidade, atraindo novos associados, para que, assim, a CDL de Guabiruba consiga dar passos maiores.
Rita afirma que eventos já consolidados da entidade, como o Sábado Mais e a promoção Natal Premiado serão mantidos e aprimorados. Sobre o transporte, ela ressalta que a falta de linhas de ônibus que contemplem o Centro da cidade impacta negativamente o comércio local.
“Parece que o prefeito está pensando nisso e devemos ficar mais em cima. No Centro de Guabiruba não tem um circular e deveria ter. Têm ônibus de bairros que passam pelo Centro, mas muitos não passam e o pessoal vai pra Brusque, sendo que poderiam ficar em Guabiruba e consumir no local”, explica.
Outra pauta prioritária é promover mais treinamentos, tanto para associados quanto para o público geral. São cursos de vendas; para usar ferramentas, como o do SPC; entre outros temas relevantes.
Para o futuro, Rita vislumbra uma nova sede. “Mas não penso muito à frente. O intuito é trazer associados e benefícios aos associados, para fortalecer o comércio local e aumentar a relevância da CDL”, completa.
Rita recorda que, antes da fundação da CDL de Guabiruba, ela participava das ações da entidade brusquense, como cursos e palestras. “Em 2014, veio a notícia que iriam fundar uma entidade em Guabiruba e já me interessou. Divulgaram o dia e eu fui, tinham quatro ou cinco pessoas. Foi assim que começou”, relembra.
“Com muito custo, a gente conseguiu fazer uma diretoria. Eu sempre atuei mais nos bastidores e essa é a minha primeira vez como presidente. Na época tínhamos 36 associados, agora temos 120. É uma história interessante”, contempla.
Rita foi eleita no fim de novembro de 2022. A partir dessa gestão, a diretoria amplia a atuação de biênios para triênios, de modo que ela segue no comando da entidade até 2025. O ex-presidente, Giovani Ricardo Piaz, foi eleito vice-presidente.
Casada, Rita tem quatro filhos. Além da CDL, ela divide a rotina com a gestão da Loja Perttuti, que existe há 27 anos. Ela conta que iniciou um salão de beleza junto com a loja, porém fechou o salão há três anos para poder cuidar da mãe (já falecida), que estava doente.
Ao avaliar a participação feminina na CDL, Rita relembra que a história da entidade em Guabiruba começou com uma mulher como presidente, Patrícia Rothermel Ebel. Hoje, a nova presidente vê que há mais respeito e aponta um aumento na representatividade feminina: na nova diretoria, por exemplo, são seis mulheres e quatro homens. “A mulher está conquistando espaço. Existem profissionais muito capazes”, salienta.
Rita se considera uma pessoa otimista, pois, segundo ela, pensamentos negativos fazem com que os planos deem errado. “Tem que olhar para frente e enfrentar o que vem”, finaliza.
Presidente – Rita Comper Lang
Vice-presidente – Giovani Ricardo Piaz
Diretor financeiro – Margarete Wippel
Diretor/Secretário – David T. da Silva
Diretor de SPC – Rogério Tridapalli Junior
Conselho Fiscal (titular) – Maria Josete Rieg Haacke e Vera Lucia Dirschnabel
Conselho Fiscal (suplente) – Patrícia Stedile, Crislaine de Almeida da Costa e
Antonio Stedile.
– Assista agora:
Quais os impactos da volta às aulas na saúde mental das crianças? Psicólogo fala sobre desafios