X
X

Buscar

Nova proposta pedagógica da rede municipal de Brusque será posta em prática em 2021

Documento foi concluído em 17 de dezembro e se adequa à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A partir de 2021, a proposta pedagógica elaborada pela Secretaria da Educação de Brusque será posta em prática, com os planos de ação dos professores tendo como base o novo documento, apresentado em 17 de dezembro. Esta proposta segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criada em 2017. Portanto, os trabalhos de formação de professores e alunos serão atualizados.

O documento segue, assim como a BNCC, cinco áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso. Outras diretrizes são as 10 competências, trabalhadas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, no caso da rede municipal, que não atua no Ensino Médio. Competência, na BNCC, significa “mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.

“Das 10 competências, sete a oito são sociais-emocionais. Da convivência, do aperfeiçoamento. É a grande questão da BNCC e do nosso projeto, voltada também a questões de tecnologia e inovação”, comenta a secretária de Educação, Eliani Buemo.

“Não é uma questão de conteúdo. Claro que trabalhamos as questões do nosso tempo. A forma, o que se faz com o conhecimento transmitido, a forma para se aproximar [do aluno] é o que a proposta aborda. A Educação Infantil aborda muito os campos da vivência, do experimento”, completa.

A proposta pedagógica é dividida em Educação Infantil, Ensino Fundamental e projetos pedagógicos executados desde 2018, como o projeto Escola de Campo. Para a secretária, as novas orientações de ensino representam uma novidade vista em prática, estudada por autores como Maria Montessori, Jean Piaget e Célestin Freinet.

 


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!