Nova Trento completa 129 anos com retomada econômica do turismo
Em 8 de agosto, a terra de Santa Paulina faz aniversário com mudanças devido à pandemia
Em 8 de agosto, a terra de Santa Paulina faz aniversário com mudanças devido à pandemia
Neste domingo, 8 de agosto, a cidade de Nova Trento, localizada no Vale do Rio Tijucas, comemora 129 anos de emancipação político-administrativa.
A terra onde viveu Santa Paulina, enfrentou desafios e insegurança com a pandemia do coronavírus, principalmente na área do turismo, que chegava a receber uma média de 70 mil visitantes por mês, em sua maioria de ônibus e excursões.
Sendo um dos mais importantes meios de renda entre as indústrias e a agricultura, a área do turismo foi a mais afetada pelas medidas sanitárias implantadas desde março de 2020.
Apesar disso, o prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso, destaca que o setor está passando por uma retomada nos últimos dois meses, e que o cenário agora é promissor e a cada final de semana cresce o número de visitantes.
Mesmo com a pandemia, a perspectiva sobre a economia do município é positiva, principalmente com a atualização da lei de incentivo fiscal, que é de 1975.
“É uma lei de 46 anos. A atualização vai para a Câmara ainda neste ano, e a gente só não mandou ainda pois tivemos bastante mudanças”, conta Tiago.
Com as mudanças, a lei deve contemplar incentivos de impostos e terraplanagem para instalação das empresas.
“Estamos sempre atrelando o que cada empresa for ganhar, trazer mão de obra contratada da cidade e trabalhando com o consultor para que o município não saia no prejuízo”, ressalta.
Segundo Tiago, o maior desafio durante a pandemia da Covid-19 foi a falta de previsão, já que não se sabia quanto tempo iria durar e se mantém até os dias atuais.
“As pessoas têm entendido muito bem toda a questão da pandemia. O Santuário Santa Paulina abre a missa, fecha o templo, higieniza tudo e abre somente na próxima missa. Por isso, aumentaram o número de missas.”, conta o prefeito.
Ele também ressalta que muitas pessoas buscam a oração e, mesmo com os protocolos, todos foram se adaptando.
Após a eleição, a secretaria de Cultura e Turismo do município passou por uma reforma no prédio, adequação e mapeamento das ações e procedimentos.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, para facilitar o acesso às informações, foi criado um QR Code para os turistas. Além de informações importantes, é possível acessar a página oficial e redes sociais.
O prefeito destaca além de incentivar as áreas já existentes, o objetivo da administração municipal é atrair empresas de tecnologia, e já há a possibilidade de uma gráfica vir para a cidade.
Segundo ele, muitas pessoas buscam o sossego do interior, aliado a uma boa internet e mão de obra. Além disso, há a proximidade com a capital do estado, Florianópolis, que fica a 1h10 de distância do município.
“A tecnologia é um segmento que paga mais e Nova Trento tem muita gente boa se formando e tendo que ir para fora pois não há empresa para absorver na área, como engenharia da computação e mecânica”, detalha.
A prefeitura contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para realizar uma consultoria com a secretaria e as associações relacionadas ao turismo para mapear as necessidades dos municípios e planejar os próximos anos.
O Programa de Desenvolvimento de Ações Estratégicas para Fortalecimento do Turismo, com base no Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo, está em andamento.
“Com o programa definiremos as prioridades para o crescimento do turismo de Nova Trento. Nesta primeira etapa, já em andamento, estamos estudando as potencialidades que complementam e ampliam a atratividade do destino”, explica.
Ele informa que está sendo realizada uma visita técnica pelo município em propriedades rurais, para estudar o potencial de ampliação das atrações do turismo além do religioso.
“O programa está sendo colocado em prática e será realizado até final do ano. Depois, a secretaria irá continuar sem a parceria do Senac, atentos ao plano do turismo”, conta.
Rodrigo ressalta que algumas localidades visitadas estão otimistas com a retomada, e também percebe que houve uma mudança do público que visita o município. Ele analisa que atualmente as pessoas estão viajando para lugares próximos, principalmente famílias em carros pequenos, que vêm e ficam na cidade.
“Numa projeção para o futuro próximo, queremos a melhoria do fluxo de turista, e principalmente, fazer com que esse turista fique mais na cidade. Para conhecer além do turismo religioso, que vejam todos os atrativos que a cidade possui”, destaca.
No principal segmento turístico do município, o religioso, foi criada a lei que institui a rota turística Caminhos de Santa Paulina – Amabilíssimo.
Durante o mês de julho, que é relembrada a memória da primeira Santa do Brasil, o Santuário fez uma programação com maior número de missas para receber os turistas. “A secretaria decorou e incentivou a decoração e participação da comunidade para decorar as ruas da cidade”, conta o secretário.
Na missa, em 11 de julho, a rainha e princesas da festa Incanto Trentino, representantes do município, recepcionaram os turistas e mostraram um pouco da cultura local.
Neste mês de julho, Nova Trento também recepcionou dois eventos esportivos. O 2º Ranking Catarinense de Downhill foi realizado no domingo, 18 de julho, no Morro da Cruz.
O evento foi organizado pela Federação Catarinense de Ciclismo, com parceria da Secretaria de Esportes e Secretaria de Cultura e Turismo. A prova terminou com a premiação das categorias, que variam dos 11 aos 59 anos.
Já no domingo seguinte, 25 de julho, foi realizada a prova Challenge Chaoyang de Mountain Bike, com percursos de diferentes distâncias. As etapas de largada, chegada e premiação aconteceram no Ginásio Inácio Gullini, no Centro da cidade. O evento reuniu em torno de 600 atletas que competiram em diversas categorias.
“Mesmo com a pandemia, as atividades ao ar livre são bastante cogitadas pelos turistas. Por isso, a secretaria apoia a realização de eventos esportivos”, explica o secretário.
Segundo ele, a realeza da Incanto compareceu em ambos os eventos, foi dado o suporte com a ambulância, liberação de espaços públicos e apoio na divulgação.
“Eu vejo a parceria positiva e válida, porque quando em eventos esportivos nós temos que estar juntos. Podemos cuidar da parte do evento, com os hotéis, alimentos e bebidas. E a visibilidade da cidade, principalmente quando a família acompanha os atletas”, detalha.
Uma das novidades também é que Nova Trento agora tem o Safe Travels, selo internacional de destino turístico seguro, concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC).
O selo indica que todos os locais turísticos estão preparados para receber o turista com segurança e protocolos relacionados à Covid-19.
Com o cancelamento da festa Incanto Trentino, a comemoração será realizada por meio de uma transmissão ao vivo no sábado, 7. O evento será transmitido na página do Facebook da prefeitura, com início às 18h30 e terá apresentações musicais e danças.
No domingo, 8, após a missa na igreja matriz, haverá o corte do bolo e apresentação da banda Padre Sabbatini.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: