Novas placas indicativas informam o bairro errado, em Guabiruba

Vereador Nilton Rogério Kohler (DEM) criticou o erro durante a sessão e a falta de planejamento do município

Novas placas indicativas informam o bairro errado, em Guabiruba

Vereador Nilton Rogério Kohler (DEM) criticou o erro durante a sessão e a falta de planejamento do município

A sessão da Câmara de Guabiruba de terça-feira, 7, foi marcada pela crítica do vereador Nilton Rogério Kohler (DEM) em relação aos erros nas placas indicativas de logradouros. Segundo Kohler, no bairro Imigrantes, as placas indicam ser Centro, assim como também ocorreu em algumas do bairro Guabiruba Sul.

Leia também: Crise e frio elevam valor das rosas em até 30% em Brusque.

As novas placas começaram a ser implantadas no Imigrantes durante o fim de semana, e até ontem estavam sendo finalizadas. Porém, durante a colocação, os moradores se indignaram com o erro e procuraram o vereador. Para o parlamentar, houve uma grande falha no planejamento e acompanhamento por parte da prefeitura. “Não adianta só serem bonitas esteticamente, tem que estarem certas, pois precisam ser funcionais para o bairro, para que seja possível a chegada de correspondências nas casas”, comenta.

Além do erro na troca dos bairros, ele ressalta que algumas ruas foram chamadas de becos nas placas. Porém, em Guabiruba existem apenas travessas e ruas. “Não importa quem vai arcar com esse erro, se é a prefeitura ou a empresa que fez. O importante é que esse erro não deveria ocorrer, pois pode gerar grande transtorno para a população”, acrescenta Kohler.

O secretário de Planejamento e Infraestrutura, Diego Fagundes, informa que a troca das placas no município faz parte do projeto de reurbanização. A mudança começou por regiões, sendo iniciado nos bairros Centro e Aymoré. No segundo momento, está contemplado o bairro Imigrantes, porém ainda não haviam enviado o arquivo com os nomes das ruas para a empresa. “Acredito que a empresa tenha se adiantado, pegou o mapa da cidade e acabou errando”, diz.

Fagundes revela que o erro comum que ocorre durante as colocações das placas é a troca de uma rua geral por uma transversal. “Mas isso a população está nos informando e estamos verificando, até porque não temos como ir em cada rua para fiscalizar, por isso fizemos o processo licitatório para contratar a empresa”, explica.

O secretário afirma que sobre os casos da nomeação de becos só teve conhecimento ao conversar com o jornal Município Dia a Dia. “Nem o vereador e nenhuma pessoa nos relatou esse problema antes. Precisamos saber o endereço para podermos verificar”, diz.

Para a empresa poder confeccionar a placa, a prefeitura encaminha um arquivo fechado e conferido, com os nomes oficiais das ruas, de acordo com a lei de criação. Como as placas ainda estão sendo colocadas, Fagundes informa que estão anotando todas as reclamações de erros, para fazerem um levantamento e encaminharem para a empresa alterar. “A prefeitura não terá custo nenhum com esse erro, será tudo bancado pela empresa”, garante.

Até o momento, aproximadamente 80 ruas do município já receberam as novas placas indicativas. A partir de hoje a empresa deve iniciar a alteração dos erros.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo