Novato brusquense no arco e flecha decola com recorde estadual
João Gabriel Nóbrega pretende levar modalidade mais a sério em 2020
João Gabriel Nóbrega pretende levar modalidade mais a sério em 2020
O brusquense João Gabriel Nóbrega, de 13 anos, teve sua paixão repentina por arco e flecha transformada em talento que deverá ter ainda mais esforço e suor em 2020: com menos de um ano de prática e presença em competições, ele se tornou o novo dono do recorde estadual indoor na categoria Infantil do alvo recurvo: 385 pontos, com parciais de 180 e 175.
O próximo desafio do garoto está marcado para 14 de dezembro, na última etapa do campeonato estadual outdoor, ou seja, em ambiente aberto, onde as condições atmosféricas influenciam diretamente no desempenho dos arqueiros. Conforme relata a mãe, Márcia Nóbrega, ele sequer é federado, e os planos para 2020 são de investir mais no alto rendimento do atleta neste esporte olímpico.
“O João Gabriel começou a praticar o tiro com arco em setembro de 2018, e o interesse foi um tanto do nada, foi repentino, quando ele experimentou atirar uma vez. Ele conheceu o pessoal da escola Colibri, de Brusque, treina lá às segundas e quartas-feiras com os professores Dirceu e Daniela, e não tinha a pretensão de participar de competições”, comenta.
A pretensão apareceu naturalmente, com os bons desempenhos nas práticas. Em 29 de junho, já representando a equipe do Espaço Terral, de Gaspar, quebrou o recorde indoor em sua categoria.
“Foi uma surpresa para ele mesmo. Ele não esperava, ele havia começado a treinar nove meses antes quando começou a treinar. Enquanto ele quiser competir, vamos apoiá-lo. O pai dele, Rogério, é o grande apoiador e admirador. Desde que o João Gabriel falou do esporte, já ganhou um arco de presente. Agradecemos muito também às escolas, que têm lhe ensinado”, completa Márcia.