Novembro Azul: postos de saúde de Brusque se mobilizam no combate ao câncer de próstata
Secretaria de Saúde orienta que homens procurem atendimento na UBS de sua região
No Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam orientações sobre a doença, mas também sobre a saúde do homem de forma geral. De acordo com a Secretaria de Saúde de Brusque, o público masculino geralmente procura com menos frequência os serviços de saúde e, por isso, esse é um momento importante para conscientização.
Em caso de necessidade, cada UBS definirá um horário de atendimento estendido. Além disso, as estruturas de saúde também foram decoradas com a cor azul para chamar atenção do homem para os cuidados preventivos.
O câncer de próstata é o mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata, atrás do câncer de pulmão. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.
A coordenadora da Atenção Básica, Rafaela Lopes Doria, ressalta que a porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser sempre por meio da UBS da sua região, que funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h.
“Pedimos que aproveitem esse horário estendido que vai ocorrer em algumas unidades, e façam consultas, atendimento odontológico, atualização de vacinas, exames gerais… Vamos ter testes rápidos, orientações sobre uma vida mais saudável também, todos os encaminhamentos necessários”.
Números do câncer de próstata no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. Em 2019, foram registradas 15.983 mortes em decorrência do câncer de próstata; em 2020, 15.841 e, em 2021, 16.055.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), outro indicador do Ministério da Saúde mostra o impacto da doença no país. Em 2020, foram registradas 31.888 biópsias, em 2021, 34.673, e até agosto deste ano, mais de 27 mil. A biópsia é solicitada quando o médico desconfia de que há algo errado ao analisar os exames de toque retal e dosagem de PSA.
Apesar de poder atingir qualquer homem, os principais fatores de risco da doença são: idade (é um câncer raro antes dos 40 anos e aumenta com o envelhecimento), histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio, homens de raça negra e obesidade.
A neoplasia de próstata em estágio inicial, quando as chances de cura chegam a 90%, não apresenta sintomas. Quando aparecem, o tumor geralmente está em uma fase mais avançada, podendo o homem ter dificuldade para urinar, micção frequente, disfunção erétil, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores pélvicas ou ósseas.
Os exames iniciais para detecção precoce do câncer de próstata compreendem a dosagem de PSA e o toque retal.
– Assista agora:
“Se você não lutar, a doença vai te derrubar”, diz moradora de Brusque que venceu o câncer de mama