Novidade na Câmara, André Vechi comenta propostas para o mandato

Aos 32 anos, vereador eleito vem atuando desde 2018 na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica

Novidade na Câmara, André Vechi comenta propostas para o mandato

Aos 32 anos, vereador eleito vem atuando desde 2018 na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica

O Município publica, a partir desta segunda-feira, 7, uma série de entrevistas com os vereadores de Brusque eleitos no pleito de 2020. O vereador mais votado, Nik Imhof (MDB), e a única mulher da legislatura, Marlina Schiessl (PT), já tiveram as entrevistas publicadas. A ordem de publicação é aleatória, de acordo com a produção das entrevistas, que depende da agenda e disponibilidade dos eleitos. O entrevistado desta segunda-feira é André Vechi, do DC.

Aos 32 anos, foi eleito vereador de Brusque com 1.188 votos. Adepto da chamada liberdade econômica e da desburocratização do Estado para facilitar o empreendedorismo, o sétimo candidato mais votado no pleito de 2020 no município quer dar sequência ao trabalho que tem desenvolvido. Ele atua desde 2018 na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica de Brusque

André Vechi define as principais pautas que pretende levar à Câmara como desburocratização e a defesa do empreendedorismo. Na sua visão, avanços significativos foram feitos com a adoção do programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem).

Uma de suas propostas é a criação de uma comissão de advogados, em parceria com entidades, para que encontrem leis municipais que possam ser consideradas como empecilhos ao empreendedorismo. “A ideia é propor a revogação daquelas que criem alguma obrigação ou encareçam algum custo da pessoa que está empreendendo, fazendo seu negócio”, comenta.

Vechi teve atuação na gestão de Jonas Paegle (DC) e Ari Vequi (MDB), especialmente na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, trabalhando em assuntos como a diminuição da burocracia na Prefeitura de Brusque, transparência e digitalização de processos e documentos. No entanto, com o compromisso assumido em campanha de não assumir nenhuma pasta ou outro cargo no Executivo, o vereador eleito deverá cumprir 100% de seu mandato ocupando a cadeira na Câmara.

“Respeito quem pense o contrário, mas na minha visão é um desrespeito com o eleitor que te depositou um voto de confiança para ser vereador. Cumprir a função de legislar, fiscalizar, representar.”

Ver alguns projetos elaborados na Prefeitura não seguirem adiante por conta do poder de decisão da Câmara foi um dos principais motivos para a candidatura de Vechi. Ele espera ter voz ativa no Legislativo municipal para dar sequência ao trabalho anterior.

André Vechi é formado em administração pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com especialização em marketing político. Atuou também no movimento estudantil, no Centro Acadêmico de Administração Pública e presidiu a federação nacional dos estudantes da área. Foi coordenador, diretor técnico, diretor-geral e chegou a assumir como secretário interino de Governo e Gestão Estratégica, enquanto o titular da pasta, William Molina, tratava uma leucemia.

Vechi é também líder do movimento Livres, que defende o liberalismo econômico, e é aluno egresso do movimento RenovaBR.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo