Novidade na Fenajeep, disputas da categoria UTV levantam o público em Brusque
Final da categoria será neste domingo, às 15h30
Estreante na Fenajeep, as disputas da categoria UTV levantaram o público na manhã deste sábado, 18. A modalidade é uma das novidades da 28º edição da Festa Nacional do Jeep e se depender dos pilotos e do público, chegou para ficar.
O diretor de prova, Claudiomir Reitz, o Kiko, explica que este estilo de prova está sendo realizado pela primeira vez no Brasil nesta edição da Fenajeep.
O UTV, que na tradução significa veículo utilitário multitarefas, geralmente é utilizado em provas em circuito aberto, no meio do mato. Na Fenajeep, entretanto, os pilotos disputam em circuito fechado contra o relógio.
Leia também: Saiba valores de entradas, programação e como vão ser as provas da Fenajeep 2022
Trinta pilotos se inscreveram para participar da estreia da categoria, que aconteceu na sexta-feira. Neste sábado, o objetivo dos pilotos era baixar o tempo, já que apenas os 10 melhores tempos se classificaram para a final que acontece no domingo, 19, às 15h30.
De acordo com Kiko, a pista desenvolvida para as disputas do UTV foi aprovada pelos competidores. A média de tempo para percorrer os 540 metros da pista é de 30 segundos.
“Fizemos a pista em uma largura maior e os pilotos adoraram. Outra coisa que foi muito comentada foi a presença do público. Geralmente eles correm no meio do mato, sozinhos, e a presença do público deixou tudo mais emocionante”, ressalta o diretor de prova.
Da moto para o UTV
O empresário Wilson de Franceschi, 50 anos, foi um dos inscritos para participar das disputas da categoria UTV na Fenajeep.
Há três anos ele viu no UTV a oportunidade de continuar fazendo trilha, mas de uma forma mais segura. “Eu andava de moto e mudei para o UTV porque eu me machucava muito. Então, como sempre gostei de fazer trilha, desse mundo da velocidade, parti para o UTV e estou gostando”, diz.
Ele e outros amigos de Brusque tem um grupo de UTV e quando ficaram sabendo da novidade na Fenajeep decidiram participar. “Está sendo muito diferente, principalmente com o público acompanhando. Com certeza, foi aprovada”.
Mini piloto
Vitor Lamim, 9 anos, também deu show na pista com seu UTV. Morador de Camboriú, o pequeno piloto chamou a atenção ao competir no meio dos mais experientes. Ele sempre acompanhou o pai, Algacir Júnior, que é jipeiro há quase 20 anos e já participou de outras provas, como o Desafio Fenajeep em anos anteriores.
“Fiquei feliz em estar aqui. Tive um pouco de medo, mas foi muito emocionante, deu tudo certo no final e consegui finalizar a prova. A adrenalina estava a mil”, destaca o pequeno piloto.
Esta foi a estreia de Vitor em uma competição. O pai afirma que ver o filho na pista deixa os nervos à flor da pele. “É bem difícil, é a sensação mais horrível do mundo esse tempo que ele passa na pista, mas é o que ele gosta”, diz.