+

Novidade no país, acroyoga já atrai adeptos em Brusque

Atividade reúne acrobacias, yoga, danças e atividades circenses, tendo o equilíbrio como o pilar fundamental

Novidade no país, acroyoga já atrai adeptos em Brusque

Atividade reúne acrobacias, yoga, danças e atividades circenses, tendo o equilíbrio como o pilar fundamental

Não se espante se encontrar um grupo de pessoa de pernas pro ar nos parques e praças de Brusque. São praticantes de acroyoga, uma modalidade que acaba de chegar no país e já movimenta a cidade. A prática reúne acrobacias, yoga, danças e atividades circenses, tendo o equilíbrio como o pilar fundamental.

Leia também: Diabetes é uma das doenças mais comuns em Brusque

Desde janeiro, um grupo de pelo menos seis pessoas se reúne, principalmente no parque das Esculturas, para desenvolver as técnicas. Novos adeptos e interessados na modalidade, que exige habilidade e concentração, não param de surgir depois que o Centro de Treinamentos Sorjai, no bairro São Luiz, abriu espaço para a acroyoga.

Origem em Brusque

A acroyoga surgiu no início de 2015 entre os brusquenses, com a iniciativa de Ronaldo Denti. Ele já era adepto da calistenia, parada de mão e dança de rua. Depois de observar algumas fotos nas redes sociais, sentiu curiosidade e vontade de difundir a modalidade. “Muitos dos fundamentos da acroyoga dependem da parada de mão, popular bananeira, que eu já dominava. Fui me aperfeiçoando e procurando esse conteúdo de fora, já que no Brasil surgiu há poucos anos”, explica.

Praça do Maluche também é utilizada para a prática / Foto: Divulgação
Praça do Maluche também é utilizada para a prática / Foto: Divulgação

Enquanto o esporte permanece na informalidade em Brusque, Denti já está atrás de sua formação. No mês passado ele participou de uma sessão de palestras e oficinas da modalidade em Florianópolis. “Preciso participar de mais uma sessão destas e depois realizar um curso no México, já que não temos por aqui. Aí terei a formação completa”, explica. Isso não impede, contudo, que o brusquense continue realizando e ministrando os encontros de acroyoga.

Amiga de Denti e praticante da modalidade, Andresa Reis veio acrescentando e desenvolvendo o yoga no grupo. “Eu pratiquei yoga por muitos anos, e acabamos unindo as habilidades de cada um. No início nós dois nos reuníamos para praticar nas praças da cidade e nas praias mais próximas. Com a divulgação da modalidade por meio das redes sociais, mais adeptos ao yoga e simpatizantes da acroyoga foram se juntando a nós”.

Além dos encontros em praças, o grupo se reúne quinzenalmente no CT Sorjai. Os interessados podem entrar em contato com Denti, pelo telefone e WhatsApp (47) 9137-4853. Muitas fotos podem ser acompanhadas em seu Instagram: @workman_handstand.

A prática e os movimentos

Diferente da yoga convencional, a acroyoga envolve sempre duas pessoas ou mais. Os principais movimentos contam com três pessoas: o base, pessoa que fica deitada de costas no solo e sustenta o outro praticante; o voador, que sobe na base e realiza os movimentos mais plásticos; e o anjo, que fica por perto para evitar acidentes.

Um dos movimentos mais interessantes é conhecido como washing machine – a máquina de lavar. O voador começa estático, sustentado apenas pelos pés do base, em uma posição conhecida como pássaro. Na sequência, o voador gira verticalmente, passando entre as pernas do base, que vai trocando de pés, numa espécie de pirueta no ar.

Apesar de parecer difícil, Denti afirma que qualquer um pode ser capaz de realizar os movimentos básicos da acroyoga. “Desde crianças até pessoas mais idosas, todos conseguem praticar. É bastante acessível. Temos a intenção de realizar um projeto para difundir isso por toda a cidade. Nosso objetivo é mesmo trazer o maior número de pessoas possível para a acroyoga”.

Especialista no yoga, Andresa explica como a sua técnica colabora na nova modalidade. “Para quem está de fora, pode parecer que a prática só tem acrobacias e, a primeira vista, é difícil ver onde o yoga se encaixa. Mas depois das primeiras aulas, começa a entender que, para conseguir entrar nas posturas é preciso disciplina, concentração, calma, consciência corporal, respeito pelo parceiro e pelo próprio corpo, além de entrega e confiança. É aí que o yoga entra”, diz.


A raiz do acroyoga

Apesar de ser recente no Brasil, a acroyoga já é prática antiga no Canadá e nos Estados Unidos, onde surgiu. Um dos grupos pioneiros e maior difusor da modalidade, a AcroYoga International, foi fundada em 2003. Seus fundadores, Jason Nemer e Jenny Sauer-Klein, criaram manuais e formalizaram o ensino do esporte. Eles também são autores de um livro que unificou a linguagem entre acrobatas e praticantes de ioga em diferentes comunidades pelo mundo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo