X
X

Buscar

Novo chefe da agência da Receita Federal em Brusque toma posse

Charleston Araújo é servidor do órgão há 16 anos e está no município há 12 anos

A agência de Brusque da Receita Federal do Brasil tem novo chefe. O servidor Charleston Braz da Silva Araújo tomou posse em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 4. O evento foi prestigiado por chefes de outras agências, servidores e representantes de entidades.

Araújo destacou que é um desafio assumir a chefia de uma agência como a de Brusque, que abrange também Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista e Canelinha.

“O nosso universo de contribuintes é grande e as distâncias são enormes. Por exemplo, o contribuinte de Major Gercino teria que ir a Blumenau, se não houvesse a agência de Brusque”, diz Araújo.

O novo chefe da agência afirmou que é um desafio, mas que está confiante de que fará um bom trabalho. Ele também destacou o quadro de funcionários da Receita Federal no município.

“Temos sete servidores que atendem a contento não só Brusque e região, mas também dentro da dinâmica da Receita Federal de quebra de barreira podemos atender qualquer pessoa do Brasil. Alguns viajantes e de Florianópolis vêm aqui”, afirma o novo chefe.

A cerimônia de posse foi prestigiada por contadores, representantes do curso de Ciências Contábeis da Unifebe, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, João Beuting, e pela ex-chefe da agência Rosemari Glatz, atualmente professora do centro universitário.

Araújo afirma que o seu trabalho, embora seja um desafio novo, é também dar continuidade ao que Rosemari fez ao longo dos nove anos em que ocupou a chefia, entre 2009 e 2018. Amílcar Costa, que foi chefe de 1991 a 2009 e que hoje é servidor da agência, também prestigiou a posse do colega.

O delegado da Delegacia da Receita Federal em Blumenau – regional a qual Brusque pertence -, Daniel Carlos brinca que a cerimônia é um “evento”, já que a agência do município teve poucas trocas.

“É sempre sadia a troca de liderança e promover novos desafios. A Rose teve muitos desafios, ficou quase nove anos, e antes dela teve o Amílcar, que ficou 18 anos”, diz Daniel Carlos.

O delegado regional desejou boa sorte para Araújo. “Vai ter um grande desafio e com certeza vai tocar a missão da Receita Federal, que é exercer administração tributária com justiça fiscal, respeito ao cidadão e em benefício de toda a comunidade de Brusque e região”.

Trajetória
Araújo é natural de Rio Branco, no Acre, e tem 50 anos de idade. Formado em Direito e na área contábil, foi um dos fundadores do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC-AC).

Trabalhou também em Rondônia e foi advogado do estado de Mato Grosso do Sul. Ingressou na Receita Federal na agência de Dourados (MS) em 2003. Foi transferido para Blumenau em 2005 e para Brusque em 2006.