Novo comandante da Polícia Militar de Brusque comenta planos para a gestão
Major Pedro Machado Júnior assumiu cargo no lugar do tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho
O major Pedro Carlos Machado Júnior foi anunciado como novo comandante da Polícia Militar de Brusque. Ele assumiu o cargo do tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, que deixou Polícia Militar para possivelmente disputar as eleições de 2022.
“A troca de comando está sendo tranquila. Eu já estava aqui na cidade de Brusque e moro aqui há nove anos. Conheço a realidade de todas as cidades que englobam o policiamento do 18º Batalhão. Conto com o apoio dos oficiais e da tropa que já me conhecem e esperamos fazer um bom trabalho”, comenta o oficial.
Questionado sobre qual a ideia inicial para o comando, ele diz que fortalecer as redes preventivas que a Polícia Militar já possui é prioridade.
“Queremos fortalecer a rede de vizinhos, rede de segurança escolar e a rede Catarina de proteção à mulher. Nós temos o Estudante Cidadão e o Proerd, que são ações preventivas que, a médio e longo prazo, tem um efeito substancial nas melhorias de segurança pública”, afirma Pedro.
“Procuramos trabalhar bastante nisso, mas sem perder o foco da repressão, especialmente no tráfico de drogas, que é algo que preocupa bastante a população. Também daremos atenção especial às nossas equipes de rádio patrulha e Tático, que já estão atuando com força em cima disso e vão continuar atuando cada vez mais, envolvendo a área de inteligência e trabalhos em apoio com a Polícia Civil”, complementa.
O major ainda esclarece que a polícia está entrando em contato com as autoridades do município e as organizações da sociedade civil: OAB, prefeitura, poder Judiciário e Ministério Público.
“Vamos nos apresentar para todas essas autoridades e conversar sobre o plano de comando, além de procurar buscar parcerias. Eu acho que a melhor maneira de fazermos um trabalho com eficiência é com a parceria dos demais órgãos municipais e demais associações. Todos eles eu tenho certeza que têm o interesse de melhorar a segurança pública do município”, explicou Pedro.
Histórico
Morador de Brusque há nove anos, o major atuou no batalhão até 2018, quando foi comandar a área de Gaspar. Próximo da promoção de tenente-coronel, Pedro Machado voltou para Brusque, indicado pelo tenente-coronel Otávio.
“Após a indicação, foi verificado se tinha outro tenente-coronel disponível para assumir o comando. Mas o comando geral preferiu manter eu aqui. Isso é de forma interina, posso ser substituído, mas acredito que eu deve ser mantido”, explica o novo comandante.
Ele ressalta que já comandou cinco companhias dentro do batalhão e que pretende usar a experiência e o conhecimento sobre as áreas da região. “Estou muito feliz com a chance, com a confiança depositada. Vim para cá como tenente, fui galgando espaço e chegar neste local é um sonho”, relata
Pedro está confiante que seguirá na realização de um bom trabalho no batalhão. Dentre as pautas previstas, o novo comandante cita a valorização do policial militar, que reflete na qualidade do serviço.
“Não tenho dúvidas, se não é o melhor, o batalhão é um dos três melhores do estado. A nossa tropa é dedicada e comprometida, a cidade é acolhedora. Todos os ex-comandantes elevaram os níveis de segurança de Brusque, que está sempre entre as mais seguras. A gente pretende manter esse patamar e melhorar com programas e novas ideias”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube