X
X

Buscar

Novo comandante fala dos desafios à frente do Corpo de Bombeiros de Brusque

Tenente Jacson atuava como subcomandante desde 2015 na cidade

O novo comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar será o tenente Jacson Luiz de Souza, 47 anos. Subcomandante desde 2015, ele terá o desafio de tocar projetos importantes, como o processo para a construção do quartel.

“Creio que todos os oficiais pensam da mesma forma, comandar uma unidade é um objetivo. Não sou brusquense, mas já moro aqui há 25 anos e já trabalho aqui, então eu tinha o sonho de comandar a companhia”, afirma o tenente Jacson.

Tenente Jacson está no Corpo de Bombeiros há 15 anos. Ele trabalhou em Brusque até 2010, depois saiu para se tornar um oficial.

Em 2015, ele retornou já como subcomandante e chefe da Seção de Atividades Técnicas (SAT). Ao longo dos últimos três anos, trabalhou ao lado do capitão Manfrin.

O novo comandante diz que essa proximidade com Manfrin será importante para tocar a unidade militar. Segundo o tenente, uma palavra resume a sua gestão: continuidade.

Desafios
“É uma continuidade do trabalho que o capitão Manfrin vinha fazendo. É positivo que eu já estava aqui, então, de certa forma, há uma continuidade. Os projetos já implantados, como a construção do quartel, desde a permuta dos imóveis, serão mais fáceis de continuá-los.

É uma necessidade urgente que temos aqui. A cidade cresceu e evoluiu, e a nossa estrutura basicamente se manteve a mesma. Precisamos evoluir e pensar numa estrutura para Brusque em 2050.

Outro desafio é o investimento em um novo sistema de comunicação. É uma deficiência que temos aqui. Vamos trabalhar para mudar todo o sistema de radiocomunicação. Será híbrido e em breve digital.

São dois motivos para isso: o nosso Cobom [central de atendimento] ficará regionalizado em Blumenau. Até porque no futuro o estado inteiro será integrado pela rede, com mais facilidade.

Também porque o Samu está sendo integrado aos bombeiros. A gestão é do Corpo de Bombeiros, então a necessidade de mudança de sistemas é urgente.

A regionalização ocorrerá tão logo o novo sistema seja implantado. Estamos no levantamento para o descritivo técnico para o lançamento do edital. Já iniciou com o capitão e vamos dar continuidade”.

Baixo efetivo
“É um desafio não só para o Corpo de Bombeiros, nem só de Brusque ou de Blumenau, mas de todos os órgãos de segurança pública. Temos o desafio do efetivo, e o comandante do batalhão [em Blumenau] está ciente dos nossos problemas.

Temos uma cidade com porte bem considerável e em relação ao número de ocorrências, é uma das maiores do estado. Vamos trabalhar para tentar aumentar o número com as parcerias que temos com os poderes públicos.

Implementar o aumento de efetivo do estado num primeiro momento. Depois, a ideia é buscar através dos programas sociais, nos cursos de bombeiros comunitários.

Utilizar esses projetos para buscar quem quer trabalhar conosco, além de levar conhecimento para a comunidade. É uma forma de nos auxiliar de sobremaneira com o pouco efetivo”.

Outros quartéis
“Esperamos que até o fim do ano consigamos reativar o quartel de Águas Claras. Com a formatura da nova turma em novembro, não podemos estimar quantos bombeiros virão para cá, mas é um estudo que já conversamos com o capitão.

Vamos trabalhar para reativar porque aquele posto avançado é um apoio muito grande para nós. Está dentro das prioridades.

No quartel de Guabiruba, a prefeitura é muito parceira neste sentido. Estão finalizando o processo para doar o terreno ao estado, para construir a nossa sede própria.

Também é um projeto que vem sendo gestado e vamos tocar em frente. A burocracia é um pouco lenta. Assim que tivermos o imóvel, vamos trabalhar no projeto e na busca por recursos.

É uma cidade que cresceu muito nos últimos tempos, e a demanda de ocorrências vem nesta crescente também. A palavra é continuidade, já vínhamos trabalhando com o capitão.

Troca o comando, mas as linhas gerais são seguidas de acordo com o que o batalhão define, assim como o comando-geral”.

Novo subcomandante assumirá

O tenente Michel Pires de Araújo, 36 anos, será o novo subcomandante e chefe da SAT. Ele está no Corpo de Bombeiros há sete anos e já passou por Florianópolis, Chapecó, no Oeste, e Fraiburgo e Videira, no Meio-Oeste.

“A ideia é trazer boas práticas que implementei em Videira e aliá-las às boas práticas implementadas pelo tenente Jacson em Brusque. Dar continuidade, mas tentar acrescentar algo”, afirma o tenente Michel.

Tenente Michel veio transferido de Videira | Foto: Marcos Borges